10 de janeiro de 2025

Hidrantes de Los Angeles secam em combate contra as chamas


Chefa do Departamento de Água e Eletricidade emitiu pedido para que moradores economizem água e que a fervam antes de beber, já que uso excessivo das reservas diminuiu a potabilidade nas torneiras. Vídeos mostram destruição de incêndio florestal em Los Angeles
As autoridades de Los Angeles pediram para os moradores economizarem água depois que hidrantes secaram em meio ao combate aos incêndios florestais fora de controle na cidade.
Centenas de bombeiros que lutam contra as chamas tiveram que lidar com problemas de abastecimento no subúrbio de Pacific Palisades, onde o fogo consome milhares de hectares, disse a corporação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações dos incêndios em Los Angeles
Os enormes tanques que estavam fornecendo água à região secaram entre a noite de terça (7) e a madrugada desta quarta-feira, à medida que dezenas de mangueiras sugam milhares de litros dos reservatórios da cidade.
“Temos três grandes tanques de água, de um milhão de galões [3,78 milhões de litros] cada um”, disse a jornalistas Janisse Quiñones, chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles.
“O primeiro tanque se esvaziou às 16h45 de ontem; o segundo, às 20h30; e o terceiro às 3h da manhã de hoje”, acrescentou. “Por isso os hidrantes secaram.”
Bombeiro usa mangueira para combater o fogo de incêndio florestal que atingiu uma lanchonete McDonald’s em Pasadena, Los Angeles
Mario Anzuoni/Reuters
Quiñones disse que mais água foi fornecida à área para manter os hidrantes operacionais, mas os trabalhos se complicaram devido ao tamanho das vias de abastecimento e ao fato de que a água precisou ser bombeada morro acima.
“Preciso que nossos consumidores realmente economizem água, não apenas na área de Palisades, mas em todo o sistema, porque o departamento de bombeiros precisa da água para combater os incêndios”, comentou Quiñones.
“Estamos combatendo um incêndio florestal com sistemas de água urbanos e isso é um verdadeiro desafio.”
Quiñones disse que os residentes em algumas áreas deveriam ferver a água potável devido à baixa oferta e à contaminação.
“Estamos forçando tanto o sistema hidráulico que a qualidade da água está diminuindo. Por isso, vamos emitir um alerta para ferver a água esta manhã, e ele se estenderá por 48 horas”, disse.
Bombeiro combate incêndio devastador em Los Angeles em 7 de janeiro de 2025
REUTERS/Ringo Chiu
“A qualidade da água está baixa. Temos muitas cinzas no sistema, então, por favor, se forem beber água, precisam ferver.”
Quatro poderosos incêndios se desencadearam nas últimas 24 horas ao redor de Los Angeles e ardem sem controle. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas, informaram as autoridades.
Cerca de 70 mil pessoas estão sob ordens de remoção de suas casas, e milhares de edificações foram devoradas pelas chamas.

Mais Notícias