Segundo a população, o problema já era antigo e piorou após uma forte chuva registrada em 14 de dezembro. Prefeitura diz que obra de recuperação estão previstas no cronograma municipal. Moradores de Rio Preto reclamam da situação de asfalto após chuvas
Moradores do bairro Estância Alvorada, em São José Rio Preto (SP), enfrentam dificuldades devido ao estado crítico das ruas que foram danificadas por uma forte chuva registrada em dezembro de 2024. Situação que, segundo eles, além de afetar a mobilidade urbana, tem dificultado a prestação de serviços essenciais, como o transporte coletivo, a circulação de ambulâncias e a coleta de lixo.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A população também denuncia o descaso por parte das autoridades. Um problema que se arrasta há pelo menos 20 dias.
Em entrevista à TV TEM, Rosana Maria Theodoro, moradora do bairro, diz que fez a reclamação nos canais de atendimento da Prefeitura de Rio Preto, mas não obteve sucesso.
“Estou ligando [para a prefeitura] desde 14 de novembro de 2024 e a única resposta que eu recebo é de que já tem uma ordem de serviço aberta”, afirmou.
Assim como ela, outros moradores relataram ter dificuldade de locomoção nas ruas Alcides de Souza Climério e Mário Bento, além dos problemas enfrentados durante a execução de serviços essenciais. Veículos pesados e comerciais não acessam a região devido à quantidade de buracos nas ruas, de acordo com os moradores.
“A gente só sai [de casa] porque é obrigado mesmo” , afirma Antônio Carlos Florêncio, pedreiro e morador do local.
Outra via, a Rua Marli Rosângela Ramos Cajueiro, que um dia foi asfaltada, também está em condições precárias, com buracos que comprometem o tráfego de veículos. “O caminhão de terra vem, arruma um pouco, mas a próxima chuva destrói tudo de novo”, explicou Maria do Carmo João, dona de casa.
Moradores do bairro Estância Alvorada, em Rio Preto, enfrentam falta de estrutura nas ruas após tempestade
Reprodução
Além dos transtornos no trânsito, os serviços de saúde também foram prejudicados. Roseli Gabalbi, cuidadora de idosos, revela que a ambulância não consegue acessar a casa da paciente assistida por ela. A idosa precisou ser carregada até um dos trechos asfaltado da rua.
“A mulher que eu cuido é de cama e a ambulância não sobe aqui. Nós precisamos carregá-la até onde a ambulância consegue chegar”, disse.
Segundo os moradores, o problema já era grave antes mesmo da chuva. Depois do temporal, piorou ainda mais.
“Tem praticamente seis meses que não passa uma máquina aqui”, lamentou Wilson Roberto Barros, auxiliar de limpeza.
Moradores do bairro Estância Alvorada, em Rio Preto, enfrentam falta de estrutura nas ruas após tempestade
Reprodução
Em nota, a Prefeitura de Rio Preto informou que as solicitações de reparos foram recebidas e que a obra de recuperação das ruas da Estância Alvorada está no cronograma da Secretaria Municipal de Obras.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM