23 de setembro de 2024

Médico ‘engolido’ por cratera no ES fala pela primeira vez após acidente: ‘Um filme de terror’

Eurípedes Fernando Melo, de 84 anos, teve uma fratura no fêmur, passou por cirurgia e já está em casa. Ele falou ao g1 sobre sua recuperação e agradeceu pelo apoio que tem recebido. Médico ‘engolido’ por cratera fala sobre o acidente
Era para ser um dia comum, mas o 1º de abril de 2024 ficou marcado na memória do ortopedista Eurípedes Fernando Melo, de 84 anos. Às 9h19, quando caminhava em uma calçada do bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, o médico foi ‘engolido’ por uma cratera. As imagens da queda viralizaram em todo o país. Ao g1, o profissional falou pela primeira vez sobre o acidente: ‘foi um filme de horror’ (assista acima).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Foi um filme de horror que eu passei. Mas, felizmente, eu fui salvo pela mão de Deus e pela solidariedade do povo de Cachoeiro de Itapemirim, que me deu muita energia”, disse em um vídeo enviado à reportagem.
No vídeo gravado com exclusividade para o g1, o médico aparece sentado em uma poltrona com curativo na perna direita. Após se apresentar e lembrar que caiu dentro de uma cratera com cerca de três metros de profundidade, o profissional ainda agradeceu por estar vivo mesmo diante da gravidade do que lhe aconteceu.
“Gostaria de dizer que fui operado imediatamente por uma equipe médica que estava à minha espera. O hospital também já estava à minha espera. A eles, a minha gratidão”, completou.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Apesar da queda, o médico teve apenas uma fratura no fêmur, sendo necessário passar por cirurgia logo após o acidente. Após receber alta do hospital no último dia 5 de abril, Eurípedes disse que agora se recupera em casa.
“Hoje, estou passando muito bem. Já iniciei a minha fisioterapia. Estou em franca recuperação”, finalizou.
O acidente
Cratera abre em calçada e homem que passava pelo local é engolido pelo buraco
O acidente ocorreu na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, do bairro Gilberto Machado, às 9h19 do dia 1º de abril. O médico ortopedista caminhava na calçada com apenas um envelope na mão quando passou em frente a um imóvel (assista acima). De repente, a cratera se abriu e parte do muro do imóvel também caiu sobre ele já dentro do buraco.
As câmeras de segurança da região mostram que alguns populares que viram o acidente foram os primeiros a tentar ajudar Eurípedes.
Vídeos mostram resgate de médico que foi ‘engolido’ por cratera em calçada
Em outro momento das imagens, um grupo tentou conseguir uma corda para tentar tirá-lo do buraco. No vídeo, é possível ver a vítima deitada com três pessoas em volta. Eurípedes estava com os braços atrás da cabeça.
LEIA TAMBÉM:
Vídeos mostram socorro e resgate de médico ‘engolido’ por cratera no ES
O que se sabe sobre cratera que ‘engoliu’ médico que estava em calçada no ES
Possíveis causas da cratera se abrir
Vídeo mostra idoso sendo engolido por cratera aberta em calçada em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
Divulgação
Após o acidente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no local para fazer a realização de uma perícia. De acordo com o órgão, uma ruptura — provavelmente ocasionada por raízes de uma árvore próxima ao local — foi identificada na rede de drenagem mista (água e esgoto) da região.
“A gente acredita que houve ali um vazamento. Essa água começou a retirar a camada de solo e outros elementos ali de base e próximo ao pavimento, o que ocasionou o afundamento da calçada, do passeio e consequentemente a queda do muro”, explicou Erivelto Diogo da Silva, engenheiro do Crea.
Questionada sobre o caso, a prefeitura informou que “um estudo está sendo feito e não há como afirmar, ainda, que a árvore existente no local tenha sido responsável pelos danos à rede”.
Funcionários da Prefeitura de Cachoeiro foram ao local onde cratera se abriu em calçada e engoliu homem
Prefeitura de Cachoeiro/Divulgação
A reportagem também procurou a concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK. De acordo com a empresa, a ocorrência não está relacionada às tubulações de água e esgoto existentes no local.
“As redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto daquele trecho operam sem qualquer avaria”, informou a empresa por meio de nota.
A BKT informou ainda que uma vistoria identificou que o problema é inerente ao sistema de drenagem (água da chuva) daquele trecho.
Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, foi realizar obras em buraco em que médico de 84 anos caiu
Reprodução/TV Gazeta
O responsável pela calçada, proprietário da casa que fica na frente, é o advogado Arthur Buteri. Ele disse que não havia nenhum indício de risco no local.
“Por fora, parecia tudo normal. Inclusive, passaram várias pessoas na calçada antes do acidente. A gente recuperou as imagens e não tinha indício nenhum de que isso ia acontecer”.
Ainda de acordo com Arthur, um engenheiro foi chamado para avaliar o que aconteceu.
“A gente sabe que é um local que, sempre que chove, o pessoal vem e abre, mexe, fecha. Mas a gente já chamou um engenheiro e ele vai emitir um laudo certinho”, finalizou.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias