10 de janeiro de 2025

Leptospirose: Casos aumentam com enchentes no litoral de SP; veja como se proteger da doença


Alagamentos aumentam o risco de leptospirose, uma infecção causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de animais como ratos. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, mal-estar, olhos vermelhos, tosse, diarreia, náuseas e manchas vermelhas. Peruíbe, SP, é atingida por temporal e fica debaixo d’água
Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP
O temporal que atingiu a Baixada Santista, causando transtornos, especialmente em Peruíbe, onde mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas, aumenta o risco de doenças como a leptospirose. A bactéria Leptospira, presente na urina de animais como ratos, é facilmente disseminada durante alagamentos.
Entre os sintomas estão: febre alta, mal-estar, dor muscular, olhos vermelhos, tosse, cansaço, diarreia, náuseas e manchas vermelhas.
Caso estes sinais se apresentem, recomenda-se procurar um médico e relatar a exposição à doença. É importante destacar que a automedicação não é indicada e pode, inclusive, agravar a leptospirose.
Transmissão
Com as águas de enchente contaminadas, o contato com a pele humana se torna uma via de transmissão da doença, representando um grave perigo para a saúde.
Ciclo de transmissão da leptospirose
Reprodução/RBS TV
Embora a bactéria tenha mais facilidade de penetrar no corpo através de ferimentos, o contágio também pode ocorrer quando a pele intacta fica imersa em água contaminada por um período prolongado.
Além dos ratos, outros animais, como bois, cavalos e até cães, podem adoecer e atuar como transmissores da doença. O risco de infecção é ainda maior quando há contato com esgotos, lagoas, rios e terrenos baldios, áreas frequentemente expostas à água contaminada.
Saiba os cuidados necessários para prevenir-se da doença:
Evite o contato com água ou lama de enchentes;
Desinfete e vede as caixas d´água, além de frestas e aberturas em portas e paredes;
Utilize água sanitária para desinfetar reservatórios de água, pois o produto mata leptospira;
Para controlar roedores, recomenda-se o uso de raticida (desratização), que deve ser realizado por técnicos devidamente capacitados;
Acondicione e destine adequadamente o lixo;
Armazene apropriadamente os alimentos;
Quem trabalha com limpeza deve usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias