Conhecendo as vivências de quem é nascida e criada no Retiro, bairro que recebe a 7ª edição do evento Nós no Bairro O Nós no Bairro leva lazer e cidadania aos bairros
Ramon Machado
Localizado na Zona Sudeste da cidade, o Retiro é o cenário que recebe mais uma edição do projeto Nós no Bairro. Com o objetivo de ocupar os espaços e levar o direito à cidade às mais diversas regiões de JF, o evento chega a sua sétima edição e vai ocupar a rua da UBS do bairro com diversificadas atividades na manhã de 13/04.
Além de serviços, diversão e alegria, o Nós no Bairro tem por premissa do projeto ressaltar o regionalismo e pertencimento. O lema “Ser cria daqui é bom demais”, acompanha o evento e reforça a ávida sensação de fazer parte da própria comunidade. Ser ‘cria’ é ser nativo, é ser pertencente, é ser criado em determinado local e formado pela cultura que o compõe. E ser cria do Retiro é motivo de orgulho e honra pra quem habita o bairro desde sempre.
Um passado de orgulho e um futuro de esperança
Fernanda mora no Retiro há mais de 40 anos e cri seus filhos Hugo e Breno no bairro com muita satisfação
Acervo pessoal Fernanda
Moradora lá da Rua Lourdes do Prado de Oliveira, Fernanda Jerusa de Lima é declaradamente feliz no Retiro. Nascida e criada no bairro, ela se sente parte do lugar. Fernanda é mãe de Hugo e Breno, de 14 e 4 anos, respectivamente, e destaca que o bairro é um lugar acolhedor e tranquilo para criar seus filhos. Conhece as pessoas pelo nome, acumula histórias dos mais de 43 anos residindo por ali e relembra com gosto do início da história do bairro: “Antigamente era bem diferente. Ruas de pedras, um ônibus de manhã e outro à tarde. Uma ou duas mercearias, todo mundo conhecendo todo mundo … A gente ia nadar no lago de uma antiga fazenda onde hoje é o bairro Pedras Preciosas.”
O Pedras Preciosas é um recente bairro que integra a região do Retiro, e tem esse nome devido a existência de pedras nos lagos existentes ali. Fernanda detalha entusiasmada sobre o novo povoado e mostra com orgulho o carinho com que os moradores vem cuidando do espaço, recentemente o lugar ganhou paisagismo artesanal com pneus pintados formando canteiros com mudas de plantas.
Iniciativas dos moradores tornam o bairro ainda mais acolhedor
Acervo Pessoal Fernanda
A dona de casa descreve de maneira carinhosa que a sensação de pertencimento é genuína. Ela é enfática sobre o sentimento pelo Retiro: “É uma relação de muito amor, adoro morar aqui. É um lugar amigável e acolhedor.” No coração dela, é um lugar seguro, onde cria seu filho Hugo com tranquilidade. Residir no bairro é motivo de orgulho para ela e o amor pela região se concentra no seu lar: “pra mim a melhor parte é a minha casa”. A casa tem como vizinho o trem, que diariamente há tantos anos passa pela linha que corta sua rua e é atração para seu filho Breno, que é autista. “O trem passa e ele fica todo feliz!”
Sobre o futuro do bairro, Fernanda imagina um Retiro ainda melhor, com espaços de convivência para as crianças e esperança para a comunidade. Ela faz parte de iniciativas de cidadania no bairro e reforça que construir uma comunidade de paz e harmonia é prioridade.
Do outro lado da linha do trem, mora dona Maria Madalena. Quase vizinha da Fernanda, que partilha do mesmo amor pelo bairro e da rotina de levar as crianças pra escola passeando pelas ruas do Retiro. Também nascida no bairro, Maria Madalena mora na Rua Sebastião Cardoso há 56 anos. No mesmo lugar, no mesmo endereço, há décadas atrás, ela já acompanhava o crescimento do bairro e desenvolvia um imenso carinho pelo Retiro. São muitas experiências por ali, e ela afirma com gosto: “Me sinto orgulhosa por fazer parte desta história. Morar aqui é muito tranquilo, acho que quem faz o lugar são as pessoas!”
Relembrando a história do bairro, ela conta que “o Retiro muitos anos atrás não tinha luz, nem esgoto, não tinha nada. Era uma roça, praticamente, e foi melhorando, ganhando estrutura.” Com sorriso no rosto, dona Maria Madalena reforça o orgulho por ser moradora da região: “Tenho orgulho de fazer parte, ser daqui é um privilégio e espero que melhore cada vez mais. Imagino um futuro melhor pros netos e pra quem está nascendo agora aqui no bairro.”
Maria Madalena é vice presidente do Conselho Regional de Saúde e tem o prazer de agregar em algo produtivo para o local onde nasceu. Estar disponível para a população dali e ajudar nas melhorias do bairro que tem seu coração é um dos seus maiores projetos.
À esquerda, Maria Madalena ao lado de sua amiga e sua mãe, em sua rua. À direita, a moradora em seu quintal no bairro Retiro
Acervo Pessoal de Maria Madalena
Residindo bem na Avenida principal do bairro, a conhecida “rua do túnel”, Carolina Pereira Primo é de uma outra geração que nasceu e se criou pelas ruas do bairro Retiro. Carinhosamente chamada de “terrinha” por Carol, a região tem o coração da recepcionista de 32 anos: “Me sinto lisonjeada, pois toda minha família e antepassados são daqui, literalmente a minha história vem do Retiro! Meus bisavós José e Irene compraram essa casa na Av. Doutor Francisco Alvares de Assis e a família Pereira Primo nasceu ali. Naquele quintal grande toda a família se criou”.
E sobre a melhor parte do bairro, Carol não pensa nem duas vezes para responder: Unidos das Vilas do Retiro! A escola de samba ficou em terceiro lugar no Grupo Especial do Carnaval de Juiz de Fora este ano e é o xodó da família dela, motivo de alegria para grande parte do bairro. Ela conta que o carnaval e a escola são o que une e movimenta o bairro. A história de sua família se mistura à da escola. Relembra com muito carinho que a Unidos das Vilas do Retiro começou a desfilar em meados de 1988 e seus familiares já eram foliões. “Sempre cresci nesse meio. Me lembro que quando a escola voltou, a primeira vez vi ela desfilar como bloco, eu ainda não tinha nem idade para desfilar. Minha tia foi porta bandeira, minha mãe passista da escola… Fui crescendo e já entrei como ritmista. Toco pratinela, chocalho né?! E de dois anos pra cá desfilo na bateria como diretora de chocalho. Minha mãe faz parte do Conselho da escola, meus irmãos sempre foram ritmistas, meus filhos hoje são foliões. É bem tradicional na família! Primos, tios, avós, todos já passaram e ainda fazem parte da Escola. A Unidos do Retiro é minha paixão! ”
Na foto, os primos da Família Pereira Primo: Carolina, Darlei, Mateus, Gustavo e Fábio, junto dos amigos e parceiros da escola de samba: João Vitor, Jhonatan, Bruno, Thiago, Caio e Alessandro
Acervo pessoal de Carolina
Pra quem vem chegando agora no Retiro, a ritmista bisneta do Sr José Pereira Primo deixa claro: “é um ótimo lugar pra morar!”. A vizinhança acolhedora e conhecida, os quintais grandes, a alegria em fazer parte da escola do bairro, são atributos que justificam o sorriso de Carol ao falar do bairro e são um convite a quem quer ser parte desse bairro.
Sábado tem Nós no Bairro
O Retiro recebe o Nós no Bairro neste sábado, 13/04, em frente à UBS, na Rua Sebastião Cardoso, 41. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora em parceria com a TV Integração, que reforça a paixão pelos bairros, o regionalismo e celebra a convivência nas comunidades. São várias atividades, atendimentos de diversas Secretarias Municipais, atrações e bons momentos em uma manhã super agradável.
São vários os serviços oferecidos no evento
Ramon Machado
Quem estiver presente poderá desfrutar de:
Dia D de vacinação de Influenza, além de outros atendimentos na UBS que funcionara de 7h ás 12h;
Orientações em saúde bucal;
Aferição de pressão e glicose;
Distribuição de 250 mudas de árvore;
Atividades de educação para o trânsito;
Recreação e confecção de quebra cabeça;
Brinquedos infláveis (tobogã pequeno e jacaré pula pula), jogos de mesa (totó, sinuca, ping-pong) parquinho infantil, triciclos, cama elástica, slack-line e jogos com bolas;
Apresentação de Slam Poético com Sararau;
Muita música boa com a Roda de Samba do Nelsinho do pagode;
E, claro, da presença da bateria da Escola de Samba Unidos das Vilas do Retiro.