12 de janeiro de 2025

VÍDEO: carros são arrastados pela força da água durante enchente e temporal no ES


A força a água provocou uma enxurrada, que arrastou diversos veículos pelas ruas do município e deixou um cenário de destruição na cidade do Sul do Espírito Santo. Carros são arrastados pela força da água durante temporal em Irupi, ES
O forte temporal que atinge o Espírito Santo nos últimos dias deixou um cenário de destruição na cidade de Irupi, na Região Sul do estado, na tarde desta quinta-feira (9). A força a água provocou uma enxurrada, que arrastou diversos veículos pelas ruas do município (assista acima).
Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre mortes ou feridos devido à chuva. Segundo a Defesa Civil da cidade, ainda não há um número final de desabrigados ou desalojados, pois o levantamento está sendo feito.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com relato de moradores, a chuva começou por volta das 16h30. O morador Carlos Emanuel Miranda disse que a chuva, que inicialmente estava fraca, ficou muito forte em pouco tempo.
“Nunca havia presenciado algo assim, como carros sendo arrastados pela enxurrada. Tivemos que evacuar uma área de risco, onde vive uma população vulnerável, próxima a uma encosta. Essas pessoas estão sendo acolhidas em escolas do município, e estamos nos esforçando para oferecer o máximo de apoio possível”, disse.
Carros são arrastados pela força da água durante enchente e temporal em Irupi, no Espírito Santo
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Chuva no ES: confira a lista de municípios com risco de enchentes e deslizamentos
Vídeos mostram enchentes que causaram destruição e tiraram moradores de casas
Nas redes sociais, a prefeitura informou que a igreja católica da cidade será ponto de coleta para doações para as famílias atingidas pelas chuvas. E a Escola Bernardo Horta funcionará como abrigo.
“Inicialmente, pedimos doação de colchão, roupa de cama, travesseiro e itens de higiene pessoal”, diz a publicação da prefeitura.
As equipes da prefeitura também estão concentradas no ponto de acolhimento, trabalhando para atender às famílias afetadas. A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros já foram acionados e estão auxiliando. Outras equipes ainda devem chegar para apoiar nas demandas.
Prefeitura de Irupi, no Espírito Santo, informou que a igreja católica da cidade será ponto de coleta para doações para as famílias atingidas pelas chuvas
Reprodução
A agente da Defesa Civil do município, Aureliana de Oliveira, disse que máquinas da prefeitura, como tratores, estão disponíveis e já atuam nas ruas para atender a população. A prefeitura informou ainda que está formando um comitê de crise para organizar e dividir as demandas do município.
Outros municípios atingidos
A chuva começou na terça-feira (7) e até esta quinta (9) várias cidades registraram alagamentos, rios transbordaram, muros desabaram e pessoas precisaram sair de casa. Em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana, parte de uma casa desabou e crianças se feriram.
Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado às 17h desta quinta-feira (9), 320 pessoas foram desalojadas (precisaram ir para a casa de parentes ou amigos) e 32 ficaram desabrigadas (foram encaminhadas para abrigos).
Carros são arrastados e ruas ficam alagadas durante enchente em Irupi, no ES
Os municípios com pessoas desalojadas são Rio Bananal (12), João Neiva (9), Santa Maria de Jetibá (2), Mimoso do Sul (2) e Santa Leopoldina (1).
Em Barra de São Francisco, no Noroeste do estado, parte da cidade ficou completamente alagada. Segundo a Defesa Civil Municipal, a maior parte da água veio da cidade mineira de Mantena e fez o Rio São Francisco transbordar.
Além da cheia, barrancos e calçadas cederam, uma ponte foi arrancada e muros caíram. De acordo com a prefeitura, o ginásio e uma igreja católica viraram abrigos para receber pessoas que saíram de áreas de risco.
Rio transborda e alaga o Centro de Santa Leopoldina, espírito santo
Christian Nascimento
Em Santa Leopoldina, na Região Serrana do estado, o centro do município ficou totalmente alagado após rios que cortam a cidade transbordarem na madrugada de quinta-feira. O principal acesso à cidade, a rodovia ES-080, ficou totalmente interditado após a água invadir a pista.
No início da manhã, o prefeito da cidade, Fernando Rocha (PDT), disse que já não era possível entrar na cidade porque a água em alguns bairros passava de meio metro.
O município não registrou grande volume de chuva, mas recebe o fluxo de água de outros rios que estão situados em regiões mais altas como Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.
Família ficou ferida após barranco desabar em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo
Reprodução
Já em Santa Maria de Jetibá, município que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24h (103,91), parte de uma casa desabou na madrugada desta quinta-feira (9) no distrito de São Sebastião de Belém.
Nas imagens feitas por moradores é possível os troncos do eucalipto em cima do telhado da casa, que foi totalmente destruído.
Uma família com pai, mãe e duas crianças de três e dois anos chegou a ser soterrada por volta das 3h20, mas conseguiu sair e pediu ajuda para vizinhos.
Eles foram levados para o hospital da cidade. A mãe contou que os dois filhos ficaram ferido e o menino de dois anos teve a cabeça perfurada. As crianças foram atendidas e não precisaram ficar internadas.
Chuva vai até quando?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 34 municípios do Espírito Santo estão sob alerta laranja – o segundo maior na classificação de risco-, válido até às 10h desta sexta-feira.
Os municípios que estão sob alerta são:
Vila Valério
Vila Pavão
Venda Nova do Imigrante
Vargem Alta
Sooretama
São Roque do Canaã
São Mateus
São José do Calçado
São Gabriel da Palha
São Domingos do Norte
Rio Bananal
Presidente Kennedy
Ponto Belo
Pinheiros
Pedro Canário
Pancas
Nova Venécia
Muqui
Muniz Freire
Mucurici
Montanha
Mimoso do Sul
Marilândia
Mantenópolis
Linhares
Laranja da Terra
Jerônimo Monteiro
Jaguaré
Iúna
Itarana
Itapemirim
Itaguaçu
Irupi
Ibitirama
Temporal arrasta carro em Irupi, Região do Caparaó do Espírito Santo
Reprodução
Ainda segundo o instituto, os temporais que têm atingido o Espírito Santo e outros estados do país estão sendo causados pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico também conhecida pela sigla ZCAS, responsável pela chuva forte.
Segundo o instituto, a ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o país no período chuvoso, especialmente agora no verão.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias