12 de janeiro de 2025

Carnês do IPTU 2025 começam a ser distribuídos a partir desta sexta-feira em Jundiaí


Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do tributo terão desconto de 5%. Vencimento da primeira parcela é no dia 28 de fevereiro. Os contribuintes começam a receber o carnê a partir de 10 de janeiro
Reprodução/Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí (SP) começa a distribuir, a partir desta sexta-feira (10), os carnês do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 para moradores que optaram pelo IPTU digital. O documento chegará no e-mail cadastrado pelo contribuinte.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Já os carnês físicos serão enviados pelos Correios após o dia 20 de janeiro. O vencimento da primeira parcela é no dia 28 de fevereiro.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do tributo terão desconto de 5%, também até o dia 28 de fevereiro. Aqueles que pagarem à vista até o dia 28 de março terão 4% de desconto, e quem optar pelo pagamento em parcela única até o dia 29 de abril terá 3% de desconto.
A quantidade de parcelas varia de acordo com o valor do imóvel, sendo o máximo dez, para tributos acima dos R$ 350,01. Em 2025, o valor foi reajustado em 4,84%, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O número de imóveis que compõem o IPTU é de 189.607, e a arrecadação estimada para esse tributo, prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, é de R$ 257.839.000,00.
Quem não receber o carnê
A emissão da 2ª via do carnê de IPTU 2025 estará disponível a partir de 14 de janeiro, por meio do site da Prefeitura, na seção “Serviços ao Cidadão”, clicando em “Segunda Via da Parcela do IPTU”.
Financiamento dos serviços públicos
De acordo com a prefeitura, o pagamento do IPTU contribui para o financiamento dos serviços públicos disponibilizados na cidade. Do valor total arrecadado com o tributo, 25% serão destinados à educação e 15% à saúde.
Já o restante do recurso vai para as demais pastas do governo efetuarem as entregas que estão no planejamento municipal.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias