Nesta terça-feira (9), Lula conversou por telefone com o presidente do México, Andres Manuel López Obrador, e chamou a invasão da embaixada de uma ‘grave ruptura do direito internacional’. México divulga imagens de invasão da embaixada no Equador
O governo do México divulgou imagens do momento em que a polícia do Equador invadiu a embaixada mexicana em Quito, na última sexta-feira (5). Agentes entraram no prédio, agrediram um diplomata e carregaram o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas. Ele foi acusado de corrupção. A invasão da embaixada levou o México a romper as relações diplomáticas com o Equador.
Em uma conversa por telefone com o colega mexicano López Obrador, o presidente Lula disse nesta terça-feira (9) que a invasão da embaixada foi uma “grave ruptura do direito internacional”. O presidente mexicano afirmou que levará o caso à Corte Internacional de Justiça.
Na Organização dos Estados Americanos, a representação do Brasil declarou que a invasão foi um precedente perigoso e inaceitável.
LEIA TAMBÉM
‘Tomei decisões excepcionais para proteger a segurança nacional’, diz presidente do Equador sobre invasão à embaixada do México em Quito
Embaixadora e diplomatas mexicanos que trabalhavam em Quito chegam ao México