10 de janeiro de 2025

Prova do vestibular indígena Unicamp/UFSCAR será domingo, 12, em Santarém e mais 4 cidades


São esperados 2.819 candidatos. As provam iniciam às 13h e os estudantes devem chegar com antecedência, pois não serão admitidos atrasos. Candidatos ao vestibular da Unicamp para indígenas, em Santarém
Comvest Unicamp /Arquivo
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai aplicar, no próximo domingo (12), a prova do Vestibular Indígena Unificado entre Unicamp e UFSCar. O exame será realizado em cinco cidades do país: Santarém (PA), Campinas (SP), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
Em Santarém, a prova será realizada no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, no bairro Salé, com início às 13h e deverá ser considerado o horário local.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Estão inscritos 2.819 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil. A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).
A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até às 13h, impreterivelmente. A duração da prova é de quatro horas. Os locais de prova e a consulta específica por candidato(a) estão disponíveis na página da Comvest.
O que levar
É indispensável que os candidatos levem: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha.
Os candidatos poderão usar relógio analógico para controlar o tempo. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.
Será permitido aos candidatos tomar água, sucos, e consumir alimentos leves na sala de prova.
De acordo com a Comvest, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova. Estudantes indígenas ingressantes pelo Vestibular Indígena Unicamp 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024 devidamente matriculados estão dispensados da apresentação da documentação.
Divulgação dos aprovados
A Comvest deve divulgar a primeira chamada de convocados para matrícula no dia 3 de fevereiro de 2025, em sua página eletrônica. A matrícula dos convocados nessa chamada deverá ser realizada de maneira virtual, no dia 4 de fevereiro até às 17h, pela internet, na página da Comvest.
A segunda chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula no dia 11. Estão previstas até cinco chamadas.
Na UFSCar, essa é a 18ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a sétima. São oferecidas 130 vagas na Unicamp, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e outras 65 na UFSCar.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias