23 de setembro de 2024

Chuva em Salvador: mais de 120 pessoas são abrigadas em escolas após precisarem sair de casa

Somente até as 21h desta terça-feira (9), a Codesal registrou 141 deslizamentos de terra, 110 ameaças de deslizamentos, 121 avaliações de imóveis alagados e 17 desabamentos de muros. Chuva em Salvador deixa 150 desalojados ou desabrigados
Após mais um dia de fortes chuvas em Salvador, 126 pessoas estão acolhidas em escolas municipais. O número foi atualizado pela prefeitura municipal na noite desta terça-feira (9).
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), os cidadãos foram recebidos em Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojadas e/ou Desabrigadas, como são chamadas as unidades de ensino usadas na operação.
Chuva causa mais de 100 deslizamentos, alaga túnel e deixa milhares de alunos sem aula
Parte de prédio desaba em São Caetano; construção era irregular
Há pessoas assistidas em oito desses espaços montados nas seguintes comunidades:
43 pessoas na Baixa do Cacau
32 na Voluntários da Pátria
16 na Moscou
14 na Irmã Dulce
13 na Mangabeira
4 no Bom Juá
3 na Bosque Real
1 na Mangueira/ Olaria
A gestão destaca que as equipes da Sempre seguem de prontidão em outras cinco localidades em áreas de risco, para assegurar alojamento imediato à população que venha a necessitar.
De acordo com a pasta, no ato do acolhimento é disponibilizada alimentação, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os técnicos realizam também escuta, orientação sociofamiliar e encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais.
Escolas viram abrigos temporários durante chuva em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Prejuízos na cidade
A capital baiana é atingida por temporais há quatro dias consecutivos. Nesta terça, o boletim da Defesa Civil de Salvador registra, até as 21h:
141 deslizamentos de terra
110 ameaças de deslizamentos
121 avaliações de imóveis alagados
17 desabamentos de muros
Moradores estão ilhados há mais de 24 horas após forte chuva atingir Salvador
Entre os pontos mais prejudicados está a Rua Norte 2, no bairro de São Cristóvão, onde moradores seguem ilhados há mais de 30 horas. [Assista vídeo acima]
Eles relatam que tiveram as casas invadidas pela água do temporal e da barragem do Rio Ipitanga 1, que abriu as comportas devido ao grande volume de água represada. Com as chuvas, o Rio Ipitanga transbordou e foi preciso abrir as comportas da barragem, o que alagou os bairros de Cassange Parque São Cristóvão e Mussurunga.
O nível da água começou a baixar na tarde desta terça (9), mas os prejuízos permanecem. Casas foram inundadas, estragando móveis, eletros, e danificando e as estruturas das residências.
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (Conder) informou que o reservatório de armotecimento que fica em Cassange impediu que ao menos 325 mil metros cúbicos de água piorassem a situação.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Estado (Seinfra) disse que elaborou projetos que contemplam duas sub-bacias para o rio Ipitanga, além da implantação da rede de drenagem pluvial na rua Bahia de São Cristóvão, bem como soluções de drenagem para outras vias. O planejamento abrange 36% da bacia do Parque São Cristovão, é orçado em R$ 10 milhões, e está em fase de captação de recursos.
LEIA MAIS:
Fotógrafo viraliza ao postar vídeo ‘surfando’ em área de alagamento
VÍDEO: Grupo em canoa havaiana fica à deriva e é resgatado na baía de Todos-os-Santos
Previsão para quarta-feira
Árvore caiu no bairro de Cajazeiras, em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Para quarta-feira (10), a previsão é de mais chuva em Salvador. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a diminuíção no volume de água apenas para o dia seguinte.
Entenda o que causa chuvas que atingem Salvador desde o fim de semana; previsão é de que tempo siga fechado
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos primeiros nove dias de abril choveu 380,6 milímetros, acumulado 34% acima de toda a média esperada para abril, que era de 285 milímetros.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias