Ministério Público solicitou à UEA informações sobre medidas para disponibilizar postos físicos em futuros concursos. Fachada da Reitoria da UEA, em Manaus
Daniel Brito/UEA
O Ministério Público do Amazonas investiga a ausência de postos físicos para inscrição no vestibular da Universidade do Estado (UEA), o que afeta candidatos sem acesso à internet.
O g1 entrou em contato com a UEA sobre a investigação e aguarda uma resposta. O MP informou que encaminhou um ofício à universidade solicitando, no prazo de 10 dias, esclarecimentos sobre as medidas que serão tomadas para garantir a disponibilização de postos físicos de inscrição em futuros concursos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
No ofício, o Ministério Público destaca que outras instituições já oferecem postos físicos com equipamentos conectados à internet como alternativa para inscrições online.
“Embora tenha havido avanços no acesso à internet na região, diversos fatores — desde questões econômicas até limitações tecnológicas — ainda dificultam a inscrição de certos candidatos”, afirmou o promotor Alberto Rodrigues.
Com as inscrições já encerradas, o vestibular 2025 da UEA ofereceu 1.641 vagas para cursos de graduação, sendo 833 para unidades acadêmicas em Manaus e 808 para o interior. Do total de vagas, 183 foram destinadas a indígenas, 26 para alunos negros e 342 para pessoas com deficiência.