11 de janeiro de 2025

Hospital do Acre recebe autorização para fazer transplantes de tecido musculoesquelético


Autorização veio por meio de uma portaria do governo federal em dezembro de 2024. Fundhacre já realiza transplantes renais, hepáticos e de córnea. Fundhacre é habilitada a fazer transplantes de tecido musculoesquelético
Gleison Luz/Fundhacre
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, recebeu autorização do Ministério da Saúde para fazer transplantes de tecido musculoesquelético. A autorização veio por meio de uma portaria do governo federal publicada em dezembro de 2024.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A unidade hospitalar também teve a habilitação para fazer transplantes de fígado renovada. A Fundhacre já realiza transplantes renais, hepáticos e de córnea.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), ainda não há previsão de quando devem iniciar os procedimentos, uma vez que agora, com a autorização, a Fundhacre vai começar ‘os atendimentos ambulatoriais para avaliação individual dos pacientes e inclusão deles na fila de espera’.
Com a autorização, por exemplo, o paciente não vai precisar ser encaminhado para fora do estado para fazer o procedimento. A habilitação era negociada desde o ano passado.
O que são os tecidos musculoesqueléticos
Compreendem estruturas como ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, essenciais para o funcionamento do sistema locomotor.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 180 pessoas estão na fila de espera para transplante no Acre, estima Saúde
Transplantes desse tipo podem ser utilizados para tratar pacientes com lesões graves, fraturas complexas, doenças degenerativas e sequelas de acidentes, promovendo reabilitação e qualidade de vida.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias