Embarcação estava carregada com alimentos, bebidas e materiais de construção. Sete tripulantes foram resgatados com vida. Moradores saqueiam carga de navio naufragado em Olinda
Um navio de carga naufragou, na noite da sexta-feira (10), quando seguia com destino à Ilha de Fernando de Noronha. De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação estava a cerca de três milhas náuticas (aproximadamente cinco quilômetros) da Praia de Casa Caiada, em Olinda. Moradores da região saquearam a carga na manhã deste sábado (veja vídeo acima).
Imagens capturadas pela TV Globo registraram a carga sendo saqueada na manhã deste sábado. É possível ver homens retirando alimentos do mar com a ajuda de barcos e caixotes.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A empresa Além Mar Transportes, proprietária do barco, afirmou que o navio “Topa Tudo Noronha” saiu do Porto do Recife às 15h30, com uma carga de alimentos, bebidas e materiais de construção. Sete tripulantes que estavam a bordo foram resgatados com vida.
Em entrevista ao g1, o empresário Zé Maria Sultanum, dono da Além Mar, disse que, por volta das 20h, a tripulação percebeu que estava entrando água dentro do navio e foi orientada a retornar à capital pernambucana.
“A gente não sabe dizer a causa disso, vai investigar ainda. Eles receberam uma ordem para retornar para o Recife. Eles já estavam a 40 minutos do Porto, cerca de sete milhas [quando o naufrágio aconteceu]”, informou o empresário.
Ainda segundo Zé Maria Sultanum, apenas o comandante sofreu pequenos ferimentos e toda a tripulação foi resgatada por uma lancha antes do navio afundar.
“Está todo mundo bem, graças a Deus. Quem levou um pequeno corte na cabeça foi o comandante. Ele também deslocou o dedo, mas já foi recolocado no lugar e o corte foi sanado”, disse.
Ainda de acordo com o empresário, todos os tripulantes passaram a noite hospedados em um hotel no Recife e serão encaminhados de volta para suas casas neste sábado (11).
O barco, por sua vez, está afundado a cerca de 30 metros da superfície. De acordo com Zé Maria Sultanum, mergulhadores estão amarrando boias à embarcação para tentar retirar o navio do fundo do mar.
“A gente já está trabalhando no resgate do barco. Estamos amarrando umas boias lá, já tem mergulhadores lá fazendo esse trabalho. […] Assim que a gente conseguir, a gente vai tentar resgatar o barco. Se a gente conseguir fazer isso, a gente vai reformar ele”, comentou.
Em nota, a Além Mar informou que outra embarcação será enviada a Fernando de Noronha, na próxima quinta-feira (16), para atender às demandas dos clientes da empresa. “Todos os clientes que tiveram suas mercadorias declaradas, com as respectivas documentações e optaram por assegurar sua carga, serão devidamente reembolsados”, disse a companhia.
Procurada pelo g1, a Marinha do Brasil disse que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos de Navegação foi instaurado para apurar as causas e as circunstâncias do ocorrido.
População saqueia carga de navio naufragado, em Olinda
TV Globo/Reprodução
Histórico
Essa não é a primeira vez que a embarcação “Topa Tudo Noronha” enfrenta problemas. Em 2022, um incêndio atingiu a embarcação, na região do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. Na ocasião, ninguém ficou ferido.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco