12 de janeiro de 2025

Águas termais em Goiás: conheça cidades goianas onde água nasce quente e pode chegar a 60º graus


O clima frio é um convite para conhecer águas quentinhas para relaxar. Durante todo o ano, essas cidades se apresentam como atrações para os goianos e turistas de outros estados. Praia do Cerrado: paraíso Rio Quente.
Divulgação/Hot Park
Há quem diga que Goiás é a terra do sertanejo, do rock alternativo, da pamonha e do pequi. Mas a natureza não mediu esforços para despontar o estado como reduto das cachoeiras e das águas termais. Cidades como Caldas Novas e Rio Quente são famosas por suas fontes naturais aquecidas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em janeiro, antes do início das aulas e do frenesi do Carnaval, em temperaturas frias na média de 21º graus, é o convite para os goianos e turistas conhecerem as fontes de águas termais e se deslumbrarem com as riquezas do Cerrado. Conheça algumas cidades goianas que oferecem belíssimas paisagens e verdadeiros refúgios de águas quentes.
LEIA TAMBÉM
Rota Além das Águas: conheça as cidades de Goiás que oferecem águas termais e gastronomia inusitada como ‘feijoada’ de sorvete e chocolate com pequi
Lagoa Santa: conheça a cidade de Goiás que é conhecida pelas águas termais e medicinais
Paraíso de águas termais no Araguaia: Conheça ponto turístico onde água nasce quente e pode chegar a 40ºC
Lagoa Santa
Lagoa Santa, em Goiás
Divulgação/Hotel Thermas Lagoa Santa
A 430 km de Goiânia, Lagoa Santa, no sudoeste de Goiás, é a segunda menor cidade em números de habitantes no estado, de pouco mais 1.300 habitantes. A cidade abriga um dos maiores lagos de água termal e medicinal. O reservatório, que dá nome à cidade onde está localizado, é formado por águas cristalinas com temperatura que variam entre 29ºC e 33ºC.
A lagoa está localizada dentro do Hotel Thermas Lagoa Santa. De acordo com informações do estabelecimento, a água brota de nascentes naturais e tem vazão espontânea de 3.600 metros cúbicos por hora. O lugar chama a atenção de turistas que buscam experiências de tranquilidade e integração com a natureza.
Aragarças
Thermas Água Santa, em Aragarças – Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Em Aragarças, no oeste de Goiás, a 376 km de Goiânia, existe um paraíso de águas termais com temperaturas que podem atingir 40ºC. A cidade tem mais de 18 mil habitantes, é banhada pelo Rio Araguaia e conhecida por suas belas paisagens, cavernas e produção agrícola.
O local calmo e de águas quentes tem atraído turistas em temporada de férias que procuram um refúgio da rotina agitada nos grandes centros do estado. Os que vão até o resort desfrutam também da sonoridade da natureza, pois o local é habitat de vários pássaros.
As águas termais são o diferencial do lugar, que pode chegar até 40ºC de temperatura. Devido a alta temperatura, quem passa pelo local consegue ver a fumaça formada no poço. A nascente das águas quentes, vinda de uma mina, leva as altas temperaturas por alguns metros, até o encontro do Rio Araguaia.
Cachoeira Dourada
Hotel Thermas Eldorado – Cachoeira Dourada
Divulgação/ Redes Sociais
Localizada a 238 km de Goiânia, Cachoeira Dourada surgiu como uma vila às margens do Rio Paranaíba, com a economia baseada na pesca e agricultura familiar. O município ficou conhecido a partir da década de 1970 por ser descoberto em sua estrutura geológica, veios de água quente e com índice elevado de salinidade, sendo seu diferencial.
Segundo a Prefeitura de Cachoeira Dourada, a descoberta do recurso hídrico se deu por acaso. Na tentativa de construir um poço artesiano, operários da obra teriam se surpreendido com o jato de água quente. Com isso, empresários investiram na construção de piscinas aquecidas e uma galeria comercial próximas ao local da perfuração, dando inicio ao desenvolvimento turístico da cidade.
Jataí
Jataí – Goiás
Divulgação/Hotel Fazenda Thermas Bonsucesso
Jataí, cidade a 320 km de Goiânia, se destaca no cenário turístico de Goiás como destino para os que procuram turismo de aventura. Além disso, o município possui museus, memoriais, casas de arte e amplos espaços públicos e auditórios.
O clima ameno de Jataí formam um par perfeito com as águas quentes que brotam naturalmente do seu lençol freático, a 40º C. São essas águas e essa atmosfera que encontram uma estrutura completa de piscinas, parque aquático, sauna, além de uma praia de areias brancas banhada pelas águas do Lago Bonsucesso.
Águas termais: fenômeno devido à geotermia
Parque Nacional da Serra de Caldas é o ponto de renovação das águas quentes, em Caldas Novas, Goiás
Reprodução/Línea Caldas
Segundo o Ministério do Turismo, o fenômeno de águas termais se deve à geotermia: o calor da própria terra aquece as águas devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas, onde surgem as águas naturais termais.
A serra é formada por várias rochas que, por sua vez, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização da água. À medida que a água se infiltra nas rochas, ela vai também se mineralizando.
O aquecimento acontece quando a água da chuva penetra nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando-se devagar pelo solo e chegando a grandes profundidades, de cerca de mil metros. Quando descem, elas vão esquentando progressivamente em função do gradiente geotérmico das rochas, elevando a temperatura para cerca de 60ºC.
Região das Águas Quentes
Vista aérea da Cidade de Rio Quente (GO)
Reprodução / Prefeitura de Rio Quente
De acordo com dados da Agência Estadual de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), a região das Águas Quentes abriga a maior estância hidrotermal do mundo. A região das Águas Quentes é formada pelos municípios de Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba. As atividades do Rio Quente incluem trilhas na natureza e várias atividades aquáticas nos rios Meia Ponte e Piracanjuba.
As águas termais da região são aquecidas naturalmente devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas. A região combina propriedades medicinais das águas termais com uma infraestrutura turística robusta e uma rica oferta cultural e gastronômica.
Caldas Novas
Caldas Novas águas termais turismo sul Goiás
Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas
Uma das mais famosas atrações turísticas de Goiás é a cidade de Caldas Novas, situada a 170 km de Goiânia, no sudeste do estado. A cidade com mais de 90 mil habitantes vive para o turismo e oferece uma ampla estrutura de hotéis e parques aquáticos.
A cidade possui 15 mil metros cúbicos de água bombeados em mais de 80 pontos, formando piscinas naturais. Caldas Novas possui uma pequena rodoviária que recebe ônibus de várias cidades, principalmente de municípios goianos, mas também de outros lugares, como do Terminal Tietê, em São Paulo. Em períodos de alta temporada é necessário comprar passagens com antecedência.
Rio Quente
Hot Park, em Rio Quente, Goiás
Divulgação/Hot Park
A 30 km de Caldas Novas e 180 km de Goiânia, a cidade de Rio Quente faz parte do maior complexo de águas termais do mundo, segundo o governo. Censo Hoteleiro calcula que o município recebe 3,5 milhões de turistas por ano. Segundo pesquisas locais, a cidade recebe turistas do Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina e França.
É na cidade de Rio Quente que fica localizado o Hot Park, o maior parque aquático da América do Sul, com 55 mil m². O local possui águas quentes, correntes e naturais, além de diferentes atrações. Também fica no local a Praia do Cerrado, com ondas que chegam até 1,2 metro.
Parque Estadual da Serra de Caldas
Parque Estadual da Serra de Caldas é o ponto de renovação das águas quentes, em Caldas Novas, Goiás
Reprodução/Línea Caldas
O Parque Estadual da Serra de Caldas fica entre as cidades goianas de Caldas Novas e Rio Quente, e foi criado em 1970 para proteger as nascentes das águas termais da região. Está localizado nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, compreendendo não somente o topo da serra em que se situa, mas também suas “cristas”, fraldas e encostas.
No local, existem 18 minas de água quente e destas minas também surge um pequeno rio de água quente e transparente, de apenas 12 quilômetros, com muita verde ao redor e peixes de todos os tamanhos.
A serra de Caldas constitui uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da região de Caldas Novas e Rio Quente, os quais contribuem para as potencialidades de turismo da região.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: Últimas notícias de Goiás

Mais Notícias