12 de janeiro de 2025

Número de mortes em acidentes de trânsito em Sorocaba sobe 45% em 2024; motociclistas são a maioria das vítimas


Foram 121 mortes e quase 3 mil internações entre janeiro a novembro de 2024. A maioria das vítimas fatais eram homens, jovens e motociclistas, conforme dados do Infosiga. Mais de 120 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Sorocaba no ano passado
Mais de 100 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Sorocaba (SP) entre janeiro a novembro de 2024. O número é 45% maior do que o registrado em 2023, de acordo com os dados do Infosiga, ferramenta de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Já o total de internações passou de 3 mil.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Mais pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Sorocaba (SP) em 2024
Fábio Modesto/TV TEM
Segundo os dados, dos 121 óbitos registrados em Sorocaba, 64 são de motociclistas. Em segundo lugar estão os pedestres, com 30 vítimas.
Conforme o painel, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados 3.284 acidentes na cidade. Deste total, 100 foram apenas na Avenida Itavuvu, importante corredor que passa pela zona norte de Sorocaba. Outras vias que registraram grande número de acidentes foram as avenidas Ipanema e Dom Aguirre, com 72 e 63 acidentes, respectivamente.
Mortes por acidentes de trânsito aumentam de um ano para o outro em Sorocaba (SP)
TV TEM
Reflexo no atendimento hospitalar
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o aumento no número de acidentes de trânsito reflete nos atendimentos ambulatoriais.
Nas cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, foram registrados 5.885 atendimentos à vítimas do trânsito entre janeiro a outubro do ano passado, enquanto no mesmo período de 2023 foram 2.756 atendimentos, o que representa um aumento de 113%.
A fisioterapeuta Solange Laud comenta que notou um aumento de pelo menos 40% no número de pacientes procurando reabilitação após acidentes de trânsito.
“Seja acidente de primeiro contato ou de segundo contato, que são aqueles pacientes que vêm encaminhados de hospitais”, destaca a profissional.
José Ignácio é uma vítimas que procurou a fisioterapeuta depois de se acidentar. O jovem pilotava uma moto quando dormiu na direção do veículo e bateu contra um carro.
“Há um ano e meio eu sofri um acidente de moto que me deixou tetraplégico. A reabilitação começou há um ano com a Solange e me deu uma boa base para começar. Hoje em dia, eu faço a fisioterapia no Centro de Reabilitação Lucy Montoro”, comenta.
“Com a fisioterapia, feita já logo em seguida, assim que ele foi liberado do hospital, nós temos uma recuperação muito boa no quadro do José”, analisa Solange.
José Ignácio buscou fisioterapia depois de sofrer acidente e ficar tetraplégico
Arquivo Pessoal
Monitoramento de vias
O monitoramento de ruas e avenidas de Sorocaba, feito pelo Centro de Controle Operacional Integrada (CCOI), visa contribuir para a fluidez do trânsito e auxiliar na prestação de socorro às vítimas. Além do monitoramento, a prefeitura informa que realiza ações educativas e de conscientização de trânsito em diversas regiões da cidade.
Centro de Controle Operação Integrado de Sorocaba (SP)
Fábio Modesto/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias