Município no Extremo Oeste de Santa Catarina registrou 43,6ºC em fevereiro do ano passado. Especialista aponta questão geográfica como preponderante. Itapiranga, no extremo oeste de Santa Catarina
Aero Drone/Prefeitura de Itapiranga
Itapiranga, no extremo oeste do estado, registrou a maior temperatura em Santa Catarina em 2024. Na divisa entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, a cidade marcou 43,6ºC às 18h de 7 de fevereiro do ano passado. E esse calor, segundo especialista, tem relação com a localização geográfica.
Localizado às margens do Rio Uruguai, o município, berço da Oktoberfest brasileira, apresenta alta umidade, causando sensação de abafamento.
“Morar em Itapiranga é um desafio, porque nessa época do ano, não importa o ano, sempre é quente. Nós temos uma condição de altas temperaturas, menor movimentação de massas de ar, e nós temos o Rio Uruguai, bastante recursos hídricos. Então, tu tem um ambiente quente e abafado”, explica Anderson Rhoden, presidente do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu. órgão que atua na gestão da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e que abrange 35 municípios.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com tanto calor, os moradores que se arriscam a caminhar pela cidade tentam se proteger na sombra, com sorvetes, se hidratando ou até mesmo tornando o guarda-chuva um item obrigatório.
“Aqui é abafado, triste. Parece que tu não tem ar para respirar”, disse o morador e industriário Surbenis Maestri.
A Epagri/Ciram, órgão de Santa Catarina que monitora a meteorologia, detalhou que as temperaturas mais altas no estado em 2024 aconteceram justamente nesta época de verão, nos meses de janeiro e fevereiro. Confira as mais altas registradas:
43,6ºC em Itapiranga dia 07/02
43,01ºC em Itapiranga em 05/02
41,68ºC em Corupá em 11/01
41,43ºC em Garuva em 13/02
Brasil registra ano mais quente desde 1961, em 2024
No Brasil, o ano de 2024 foi o mais quente desde 1961. A constatação é de um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com dados também da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
🔴 Segundo o Inmet, a média das temperaturas no país durante 2024 atingiu 25,02°C, superando em 0,79°C a média histórica de 1991-2020, que é de 24,23°C.
O aumento coloca 2024 no topo do ranking dos anos mais quentes, ultrapassando até mesmo 2023, que registrou uma média anual de 24,92°C – 0,69°C acima da média histórica.
Entenda o que isso significa para o clima e quais os impactos para o Brasil
Mundo ultrapassa a marca de 1,6°C: entenda o que isso significa
História da primeira Oktoberfest do país
Considerado o Berço Nacional da Oktoberfest, o primeiro festival do gênero em Itapiranga ocorreu em 1978 e já segue na sua quadragésima quinta edição. Historicamente, os relatos contam que a ideia de realizar a Oktoberfest se deu por um grupo de amigos que decidiram organizar uma festa cultural.
Na primeira edição, um trator enfeitado com folhas de coqueiro e flores conduziu o desfile, acompanhado de galeto assado e muita cerveja para os festeiros. A informação é do governo de Santa Catarina.
Berço da Oktoberfest: Itapiranga se orgulha por ter sediado a primeira festa alemã do Bras
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias