15 de janeiro de 2025

Pastor morre após ser atingido por cilindro de oxigênio em unidade de saúde em Anápolis


Segundo a família, o idoso estava internado com um quadro infeccioso e aguardava a realização de um exame quando foi atingido. A Polícia Civil está investigando o caso. Idoso é atingido por cilindro em UPA de Anápolis e morre dias depois
O pastor Domingos Lapa da Rocha de 66 anos morreu após um cilindro de oxigênio cair em sua cabeça, em Anápolis, na região central de Goiás. O paciente havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança com um quadro infeccioso e aguardava a realização de um exame quando foi atingido, segundo a família.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Anápolis informou que detectou “fragilidades nas práticas de segurança do paciente na rede pública do município”. No entanto, o plano de ação da nova gestão é exigir o “cumprimento das normas de segurança estabelecidas e das certificações necessárias” (confira nota completa abaixo).
Após o acidente, o idoso foi transferido ao Hospital Municipal Alfredo Abrahão (HMAA), onde faleceu no domingo (12).
Em entrevista ao g1, a filha do pastor, Lídia Lapa da Rocha, informou que ele foi internado em 27 de dezembro e foi atingido quatro dias depois, no dia 31, quando estava aguardando para realizar um exame de raio-x no abdômen. “O maqueiro não deitou o cilindro entre as pernas do meu pai, deixou o cilindro em pé, vindo a cair na cabeça do meu pai”, mencionou.
“Ele teve confusão mental. Fizeram uma tomografia que constatou um trauma (coágulo), que segundo o médico seria absorvido pelo organismo. Infelizmente, ele teve uma piora no quadro infeccioso e também piora do trauma sofrido pela pancada”, relatou Lídia.
O g1 entrou em contato com a UPA de Anápolis onde o paciente estava internado para conseguir um posicionamento sobre o acidente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Após o ocorrido, a filha registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e pediu um exame cadavérico para averiguar a causa da morte do pai.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o idoso apresentava um quadro infeccioso na região abdominal e estava com um hematoma do lado esquerdo da cabeça.
Conforme pontuado pelo delegado Rafhael Barboza, o inquérito do caso foi instaurado na segunda-feira (13) e a polícia está investigando o caso.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Motorista bêbada invade calçada, atropela pastor e tenta recitar o ‘Pai nosso’, diz GCM
Morre pastor atropelado por motorista que estaria bêbada e que tentou recitar o ‘Pai nosso’ após atropelamento
Fundador do Colégio Delta morre após levar choque em fazenda de Goiás, diz família
Sobre a vítima
Pastor de 66 anos morreu após ser atingido por um cilindro de oxigênio, em Anápolis
Reprodução/Arquivo Pessoal
Segundo a filha, Domingos Lapa da Rocha atuava como pastor há mais de 20 anos, na Igreja Pentecostal de Jerusalém Celestial. Ele era técnico em eletrônica por formação, mas não exercia o cargo. O homem era casado, tinha 5 filhos e 15 netos.
Nota da SMS de Anápolis
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a equipe de transição da atual gestão detectou fragilidades nas práticas de segurança do paciente na rede pública do município.
Com o objetivo de fortalecer essas práticas, o plano de ação para os primeiros 100 dias inclui a fiscalização das unidades pela equipe de Vigilância Sanitária, exigindo o cumprimento das normas de segurança estabelecidas e das certificações necessárias.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias