15 de janeiro de 2025

Autoridade Palestina deve supervisionar o pós-guerra em Gaza com ONU e aliados estrangeiros, diz secretário dos EUA


Trégua no conflito entre Israel e grupo terrorista Hamas está ‘mais próxima do que nunca’, segundo governo do Catar, que comanda negociações junto com EUA e Egito. Antony Blinken em imagem de 4 de abril de 2023
Johanna Geron/Reuters
O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, disse, nesta terça-feira (14), que no pós-guerra a Faixa de Gaza deve estar sob controle da Autoridade Palestina, que deve atuar junto a aliados estrangeiros e a ONU.
“Acreditamos que a Autoridade Palestina deve convidar aliados internacionais a ajudar a estabelecer e dirigir uma administração provisória com responsabilidade sobre setores civis cruciais em Gaza”, afirmou Blinken, secretário de Estado dos EUA.
Uma nova trégua, que pode ser duradoura, no conflito entre Israel e grupo terrorista Hamas está “mais próxima do que nunca”, segundo governo do Catar, que comanda negociações junto com EUA e Egito. Em coletiva nesta terça-feira, Blinken também afirmou que as negociações “estão à beira” do sucesso.
Segundo a agência de notícias Associated Press, o Hamas já aceitou os termos de uma proposta final de cessar-fogo que envolve troca de reféns e retirada das tropas israelenses de Gaza, mas Israel afirmou que, apesar dos avanços, “ainda não chegamos lá”.
Blinken cobrou ambos os lados pelo aceite dos termos da trégua. Afirmou que está nas mãos do Hamas fechar o acordo e que Israel precisa “abandonar o mito de que poderiam de fato anexar” Gaza a seu território.
Esta reportagem está em atualização.

Mais Notícias