15 de janeiro de 2025

Vídeos de ataques de onças em áreas próximas ao Parque Nacional do Iguaçu são falsos, diz projeto


Imagens circulam em outras regiões do país atrapalha a preservação da espécie no parque, segundo o projeto Onças do iguaçu, que monitora a espécie na região. Vídeos de ataques de onças próximos ao Parque Nacional do Iguaçu são falsos, diz projeto
Vídeos de supostos ataques de onças a animais de grande porte tem deixado moradores próximos ao Parque Nacional do Iguaçu, na região oeste do Paraná, preocupados. O que muitos não sabem é que as imagens atribuídas ao parque são falsas, de acordo com o projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie na região. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em um dos vídeos, uma onça-parda aparece caminhando em um morro. Em outro, mostra um cavalo ferido. As imagens tem circulado como se tivessem sido registradas no interior de São Miguel do Iguaçu e Missal, cidades lindeiras ao parque.
De acordo com o projeto, essas mesmas imagens também circulam pelas internet, sendo atribuídas a outras regiões do país, há pelo menos dois anos.
Vídeos de ataques de onças próximos ao Parque Nacional do Iguaçu são falsos, diz projeto
Reprodução RPC
“O vídeo da onça-parda já circula há mais de dois anos, sendo reaproveitado constantemente para gerar alarmes falsos em diferentes locais”, destacou o projeto. Os ferimentos mostrados no cavalo são característicos de ataques por cães, e não por onças”, afirmou o projeto em nota.
“As pessoas às vezes compartilham essas notícias falsas sem saber o impacto que ela causa para a própria fauna. Por exemplo, uma notícias falsa pode gerar medo. […] infelizmente isso pode ser um fator que leve ao abate desses grandes predadores”, afirmou o gestor de coexistência Projeto Onças do Iguaçu, Thiago Reginato.
Leia também:
Paraná: Mulher faz ultrapassagem proibida com carro de prefeitura, bate de frente com caminhão e fica presa entre ferragens
Acidente de carro que levava adolescente no porta-malas e matou três pessoas: Polícia investiga circunstâncias da viagem
Ponta Grossa: Genro vira réu na Justiça por tentativa de feminicídio por empurrar sogra de 86 anos de cima de escada
Conteúdo falso atrapalha conservação da espécie
Imagens de ataques de onças são falsas
Este tipo de conteúdo falso atrapalha o trabalho de conservação das onças e provoca deslocamentos desnecessários das equipes do projeto e até mesmo incentivam ataques a esses animais, segundo a instituição.
“O que a gente pede para a comunidade é que sempre verifique a informação para ver a veracidade desses conteúdos e se tiverem dúvida que entrem em contato com o projeto Onças do Iguaçu ou em outras regiões, com órgão ambiental que estamos sempre de prontidão para ajudar”, afirmou Reginato.
Projeto Onças do iguaçu
O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa do Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada.
A espécie é considerada “chave”, segundo o projeto, para a manutenção da biodiversidade na região do Parque, que abriga a única reserva da Mata Atlântica na região oeste do Paraná.
A cada dois anos, o projeto, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, divulga um senso realizado nos parques nos dois países com números sobre a quantidade de onças-pintadas nos dois locais. São cerca de 600 mil hectares de área monitorados pelos dois projetos.
O projeto conta com armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque que permitem um acompanhamento das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.
A identificação das onças é feita pelas pintas ou rosetas, que únicas em cada animal, como se fossem a “impressão digital” delas.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias