Ação de combate à dengue, zika e chikungunya será realizada nas áreas do Estoril e São Francisco no primeiro ciclo. Confira as datas. Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta – Arquivo
Começou nesta quarta-feira (15) em São José do Rio Preto (SP) a nebulização veicular em diversas regiões da cidade. A ação, que conta com o apoio do governo estadual, tem objetivo de combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A nebulização será realizada em três ciclos:
Ciclo 1: 15, 16 e 17 de janeiro – Estoril e São Francisco
Ciclo 2: 22, 23 e 24 de janeiro – Central, Vila Elvira e Caic
Ciclo 3: 29, 30 e 31 de janeiro – Caic, Cidade Jardim, Vila Toninho e Engenheiro Schmitt
Com a aplicação prevista entre 18h e 21h, a nebulização contará com quatro carros simultâneos em cada área, emitindo uma nuvem de fumaça com inseticida.
Durante o processo, a população deve seguir algumas orientações, como deixar portas e janelas abertas para o inseticida alcançar os ambientes internos e atingir o mosquito. Alimentos e recipientes com água e comida dos animais devem ser tapados, enquanto utensílios de cozinha devem ser guardados.
Além da nebulização veicular, a Prefeitura está intensificando as demais ações de combate ao mosquito, reforçando a nebulização costal em áreas com maior índice de dengue, a Borrifação Residual Intradomiciliar em escolas e imóveis especiais, a limpeza urbana, e o mutirão dos agentes de saúde aos sábados.
🦟Flagrantes de descarte irregular de lixo
A Prefeitura de Rio Preto divulgou nesta terça-feira (14) dois flagrantes de descarte ilegal de lixo em áreas recentemente limpas, agravando ainda mais o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.
No bairro Santo Antônio, um morador registrou o momento em que um veículo despejava resíduos em uma área que havia sido limpa pelo mutirão contra a dengue (assista o vídeo abaixo).
Flagrante de descarte irregular de lixo em São José do Rio Preto (SP)
O segundo flagrante foi realizado pelo drone da Secretaria Municipal de Comunicação, que auxilia no monitoramento das áreas atendidas pelas equipes de limpeza. As imagens mostram um carro descartando lixo no distrito de Talhado, em um local destinado ao descarte adequado de resíduos (assista o vídeo abaixo).
Flagrante de descarte irregular de lixo em São José do Rio Preto (SP)
Rio Preto enfrenta atualmente uma epidemia de dengue, e ações como estas contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, prejudicando a saúde pública.
“Essas cenas evidenciam a falta de consciência de uma minoria que insiste em prejudicar o trabalho coletivo. Pedimos o apoio de toda a população para denunciar e colaborar com a manutenção da limpeza e da saúde pública da nossa cidade,” afirmou o prefeito Coronel Fábio Candido (PL).
A Prefeitura reforça que o descarte irregular de lixo é crime previsto em lei e os responsáveis estão sujeitos a multas que podem chegar a R$8 mil.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM