23 de setembro de 2024

Procuradoria da Mulher de Extrema realiza ações de conscientização no mês de Março

Palestras ministradas nas empresas da cidade abordam temas variados, como autoconhecimento, empoderamento feminino, saúde da mulher, entre outros.
Crédito: Divulgação
Durante o mês de Março, em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema tem realizado palestras em empresas e escolas do município.
A data é reconhecida internacionalmente por debater questões de gênero e celebrar as conquistas femininas. Mesmo que trate de temas que atingem as mulheres cotidianamente, as ações realizadas no Mês da Mulher contribuem para colocar no centro das discussões assuntos que necessitam de enfoque constante, como a violência doméstica.

Crédito: Divulgação
Para abordar esse tema e também falar da Lei Maria da Penha, empoderamento feminino, autoconhecimento, drogas e tabagismo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids a Procuradoria da Mulher contou com a participação da psicóloga Maria Aparecida Araújo, da psicanalista Simone Santos, a estudante de psicologia Vanessa Ricardo Ribeiro Souza e as advogadas Barbara Abucham e Laís Fátima Coelho, todas voluntárias.
As palestras aconteceram nas empresas SoftFilm, Johnson & Johnson, na Escola Estadual Odete Valadares, na Escola Municipal Evandro Brito da Cunha e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Crédito: Divulgação
Saúde da Mulher
A Procuradoria da Mulher promoveu a palestra “A Saúde da Mulher na Menopausa”, Na terça-feira, dia 26, às 19h, a no plenário da Câmara de Extrema. Quem tratou do assunto foi a médica endocrinologista e metabologista Dra. Karina Carolina.
Com seu trabalho focado no cuidado da saúde da mulher a partir de tratamentos para melhoria de qualidade de vida no climatério e na menopausa, a médica elucidou questões a respeito do assunto e respondeu dúvidas das mulheres presentes. Ela apresentou maneiras para que possam passar por essa fase de mudanças de forma leve e sem receio.
O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos. A menopausa, que é a última menstruação, ocorre durante o climatério.
Nesse período há a diminuição das funções ovarianas, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até que cessem por completo. De acordo com as estatísticas, a menopausa ocorre por volta dos 50 anos.

Crédito: Divulgação

Mais Notícias