Vacina contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e verrugas genitais. Na cidade, cobertura de primeira dose em meninas é de 96,16%, e, em meninos, 85,78%. Rio Preto (SP) inicia vacinação gratuita com dose única contra o HPV
Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) promove a vacinação gratuita em dose única contra o papilomavírus humano (HPV), Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a partir desta quarta-feira (10).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A atual estratégia de vacinação contra o HPV na rede pública de saúde contempla meninas e meninos de 9 a 14 anos. A novidade é que, além da dose única, a vacina está temporariamente disponível para adolescentes menores de 20 anos não vacinados anteriormente.
A vacina contra o HPV também está disponível para pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos).
As vítimas de abuso sexual e pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) também têm direito à vacina na rede pública.
Todos os adolescentes da faixa etária incluída na estratégia que já receberam uma dose estão imunizados. Por isso, não precisam procurar as unidades de saúde novamente.
A meta do Ministério da Saúde é alcançar 80% de cobertura vacinal contra o HPV, que protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e verrugas genitais.
No estado de São Paulo, a cobertura de primeira dose em meninas é de 77,1% e de 53,2% em meninos. Em Rio Preto, a cobertura de primeira dose em meninas é de 96,16%, e, em meninos, 85,78%. As 29 UBSs aplicam o imunizante, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é até às 18h30 e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM