23 de setembro de 2024

Em primeiro dia de vacinação, 60 crianças são imunizadas contra a dengue em Itatiba: ‘Momento de comemorar’, diz pai

Cidade é a primeira da região de Jundiaí (SP) a receber as doses do imunizante, que tem duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação, para completar o esquema vacinal. Itatiba é a primeira cidade da região a receber vacina contra a dengue
Itatiba é a primeira cidade a iniciar a vacinação contra a dengue na região de Sorocaba (SP). A campanha, que começou nesta quarta-feira (10), imunizou 60 crianças na rede pública de saúde.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ao todo, a cidade recebeu 1.928 doses da vacina contra a dengue que serão aplicadas em crianças de 10 a 14 anos nos próximos dias.
O Miguel Moises Marques, de 10 anos, foi o primeiro a receber a dose do imunizante na cidade. Ao lado do pai, Marcos Marques, o menino chegou ao Centro de Atenção à Criança (CAC) 20 minutos antes do início da vacinação.
“É muito importante [se vacinar], porque você nunca sabe quando o mosquito vai picar você. Graças a Deus ainda não tive nenhum sintoma de ter pegado a dengue”, celebrou Miguel à TV TEM.
Em primeiro dia de vacinação, 60 crianças recebem primeira dose da vacina contra a dengue em Itatiba
Reprodução/TV TEM
“Chegamos antes, a expectativa era muito grande. Momento de realmente de comemorar, porque realmente todos estavam esperando por esse momento, principalmente para cuidar dos nossos filhos, nossas crianças, e com certeza, como ele mesmo falou, não dói nada, claro, quando todo mundo puder, façam o agendamento e tragam os filhos”, completou o pai.
Segundo a prefeitura, os agendamentos para receber a vacinação se esgotaram em menos de 24 horas. Nesta semana, não há mais horário livre para agendar a aplicação do imunizante.
“Nós aguardamos essas pessoas, porque Itatiba tem uma boa adesão à vacina em todas as campanhas […] a procura estava muito grande, então a gente sabia que a hora que a gente lançasse seria uma procura bem grande, e realmente superou as nossas expectativas pelo número de vagas que a gente abriu”, diz a responsável pelo atendimento primário em Itatiba, Debora Diniz.
Itatiba entrou na lista de cidades que receberam as doses do Ministério da Saúde (MS), que se baseou em três critérios para essa escolha:
Ter mais de 100 mil habitantes;
Registra alta transmissão da doença em 2023 e 2024;
Predominância do sorotipo 2 do vírus.
A partir de segunda-feira (15), os números de vacinados devem aumentar. A imunização será para adolescentes de 12 a 14 anos.
Como agendar a vacinação
A vacinação deve ser agendada por meio do link, onde também é possível consultar o agendamento e demais orientações sobre a dengue.
Para agendar, é necessário informar CPF e data de nascimento da criança ou dos responsáveis. O local de vacinação será o Centro de Atenção à Criança (CAC), que fica na Rua Quintino Bocaiúva, número 404, no Centro.
As vacinas foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas, a qual pertence Itatiba.
A vacina contra a dengue tem duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal.
Desde o início de 2024, Itatiba acumula 1.405 casos de dengue e um óbito pela doença.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias