18 de janeiro de 2025

Eduardo Paes comemora desistência de SP em concorrer para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031


Ao g1, o prefeito do Rio ainda afirmou que é preciso que as autoridades “unam” para combater a criminalidade no estado. Nesta quinta-feira (16), dois dos seus seguranças foram alvos de bandidos. Após posse do novo procurador-geral de Justiça do Rio, Paes falou com o g1 sobre o Pan de 2031 e sobre segurança
Rafael Nascimento/g1
Na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), comemorou a decisão de São Paulo de desistir de ser postulante à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Além de São Paulo, o Rio e Niterói estão na disputa. Segundo Paes, ele foi informado nesta quinta (16), pelo governador e pelo prefeito de São Paulo que eles desistiram da disputa.
“Foi muito bom [ receber a notícia da desistência]. Quero agradecer [ao prefeito e ao governador de São Paulo]. Ontem eu falei com o governador Tarcísio [de Freitas] e com o prefeito Ricardo Nunes. Eles me ligaram e anunciaram que fariam essa decisão. Então, foi muito importante [para a candidatura do Rio e de Niterói]. [Agora], É importante ter o apoio de São Paulo [para o Rio]”.
Na noite desta quinta, a prefeitura paulistana anunciou a decisão e declarou apoio à candidatura Rio-Niterói. Também nesta quinta, Rio e Niterói entregaram ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um dossiê de postulação de candidatura à sede do Pan de 2031.
No próximo dia 29 de janeiro, o COB vai realizar uma assembleia para confirmar se Rio e Niterói serão mesmo os representantes do Brasil na disputa para sediar os jogos — cada país pode indicar só uma cidade candidata.
São Paulo, que, em outubro de 2024, havia sinalizado o interesse em sediar o evento, tinha até 0h desta sexta para enviar o seu dossiê de postulante a candidata.
A cidade vencedora da disputa nacional será indicada à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) até 31 de janeiro. A vencedora será anunciada em agosto. Até agora, além de Rio-Niterói, apenas Assunção, no Paraguai, manifestou o interesse público em sediar as competições.
‘Precisamos enfrentar a violência no RJ’, diz Paes
Um dia após dois agentes de sua escolta trocarem tiros com bandidos no Andaraí, na Zona Norte do Rio, o prefeito do Rio afirmou que é preciso que as autoridades “unam” para combater a criminalidade no estado. Na troca de tiros com os bandidos, um segurança do prefeito se feriu.
“Eu não tenho detalhes [do que aconteceu]. Eu não estava lá”, disse Paes, que completou:
“Eu fiquei muito animado com o discurso do procurador-geral de Justiça que assumiu. Ele foi muito enfático. Nós precisamos nos mobilizar para enfrentar esse absurdo [que é a violência]. Não é aceitável o que acontece no Rio de Janeiro. Há muito tempo eu não via alguém dizer isso com tanta clareza [que é preciso enfrentar a criminalidade”, destacou o prefeito após sair da posse do novo procurador-geral de Justiça do Rio, Antônio José Campos Moreira.

Mais Notícias