18 de janeiro de 2025

Rios que abastecem Piracicaba registram vazão e nível abaixo da média para janeiro após chuvas


Vazão Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento da cidade, era de 37 mil litros de água por segundo nesta sexta (17). Marca é 17% menor. Volume do Rio Piracicaba ficou 55% abaixo. Rio Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Mesmo após chuvas registradas na cidade entre esta quarta (15) e sexta-feira (16), os mananciais responsáveis pelo abastecimento de água de Piracicaba (SP) iniciam a segunda quinzena de janeiro com vazão e nível abaixo da média esperada para o mês, aponta o boletim Sala de Situação do Consórcio das Bacias PCJ, a partir de dados do SP Águas.
🏞️O acumulado de chuvas registrados nos mananciais nos dezessete primeiros dias de janeiro de 2025 não alcançam metade do volume médio esperado para esse período do ano. – Veja detalhes, abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
O Rio Piracicaba, responsável por cerca de 20% do abastecimento, tem vazão 55,9 % abaixo da média para o período nesta sexta-feira (17), com 82,53 mil litros de água de água por segundo (m3/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba, por volta das 17h20.
O nível do manancial nesta sexta-feira de 1,79 metro de profundidade e não supera média para janeiro, de 2,5 metros.
🏞️A vazão atual do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba, é de 37mil litros de água por segundo (m3/s) no fim da tarde desta sexta-feira (17). A marca é 17 % maior do que o volume médio esperado para o reservatório, que é de 44,6 m3/s.
Nesta quinta-feira, o manancial marcava 1 metro de profundidade no início da manhã. A média para janeiro é de 1,68 metro.
Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em cidades da região de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
🌦️Chuvas
No acumulado de janeiro, até esta sexta-feira (17), o volume de chuvas no Rio Piracicaba foi de 51,25 milímetros (mm), segundo dados disponíveis no Boletim da Sala de Situação do PCJ a partir de medições do SP Águas. A marca representa 22% do índice de precipitação e não alcança um quarto da média prevista para o período, que é de 232,91 milímetros.
Entre a última quinta (16) e esta sexta (17), o volume de chuvas registrados no Rio Piracicaba foi de 13,50 milímetros.
Já no Rio Corumbataí, foram registrados 18 milímetros (mm) de chuvas no mesmo intervalo de tempo. No acumulado para os 17 dias de janeiro, são 115 milímetros. A marca representa 46% da média de chuvas para o mês, de 246 mm.
⚠️O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região até esta sexta-feira.
Falta d’água
🚰Em Piracicaba , são constantes as reclamações de falta de água nos bairros. Entre o fim de dezembro e começo de janeiro, moradores relataram ficar sem abastecimento por mais de três dias seguidos. – Relembre aqui.
A nova gestão do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba (SP) afirmou, em entrevista à EPTV, que a quantidade de água tratada pelas estações da cidade é insuficiente para abastecer toda a população. Como saída, a administração afirma que pretende contratar uma consultoria especializada para criar um Plano Municipal de Saneamento.
A prefeitura decretou situação de emergência por conta da situação generalizada de falta d’água no dia 3 de janeiro. Entre as medidas previstas pelo decreto está a possibilidade de realizar contratações sem licitação para combater o desabastecimento constante.
A prefeitura de Piracicaba (SP) iniciou a remoção do excesso de lodo que sobra dos processos de tratamento de água na cidade no último dia 10 de janeiro. De acordo com a autarquia responsável pelo serviço de abastecimento na cidade, que sofre com interrupções no fornecimento, aponta o resíduo como um dos motivos dos constantes problemas de falta de água no município.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias