23 de setembro de 2024

Nuvem funil, ‘indicativa de potencial tornado’, é registrada no interior do Pará; VÍDEO

Fenômeno foi gravador por morador de Xinguara: ‘Temperatura e umidade elevados, gatilho perfeito para o acontecimento’, conta. Nuvem funil é resgitrada no Pará
Reprodução/Redes Sociais
Um morador do município de Xinguara, região sudeste do Pará, registrou imagens de uma nuvem funil durante forte chuva no município. O fenômeno chamou atenção nas redes sociais, visto a semelhança a um tornado, e foi confirmado nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará.
O vídeo foi gravado durante a última terça-feira (9) e divulgado nas redes sociais do médico veterinário, Renato Moraes. Ao g1, ele detalhou que foi observar o tempo fora de sua residência, como de costume, quando se deparou com a formação das nuvens.
Vejas as cenas abaixo:
Nuvem funil é registrada em Xinguara, no Pará
“Não tive medo por já ter noção do tão pouco provável é que esse evento toque ao chão. Por ser uma região muito propicia a formação de nuvens de tempestade, como temperatura e umidade elevados, é o gatilho perfeito para o acontecimento.”, contou o paraense.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou em nota que a região:
“experimentou condições meteorológicas instáveis, com nuvel funil indicativa de potencial tornado, decorrente da presença de nuvens de tempestade e altas temperaturas”.
Segundo o órgão, no dia seguinte, na quarta-feira (10), após o incidente, as condições meteorológicas se mantiveram, resultando em chuvas ainda mais intensas.
A semas também informou que os eventos são influenciados por fenômenos de grande escala, típicos da estação chuvosa na região, conhecida como “Inverno Amazônico”.
Fenômenos no Pará
Não é a primeira vez que cenas como essa são flagradas no Pará. Em janeiro de 2023, um vídeo registrado por moradores da Ilha do Marajó mostrou uma movimentação nas águas do Rio Cupijó, entre os municípios de São Sebastião da Boa Vista e Limoeiro do Ajuru.
O fenômeno, chamado de tromba d’água, assustou quem o viu sua semelhança com o formato de um tornado. O ocorrido meteorológico foi de pequena escala, mas apesar da semelhança, não mostrou o mesmo poder destrutivo dos tornados.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Mais Notícias