O vídeo foi feito por moradores da região, neste sábado (18), e mostra o fenômeno ganhando forma dentro do mar. Tromba d’água é registrado na Praia de Panaquatira, na Grande Ilha
Uma tromba d’água foi registrada na Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar, cidade metropolitana de São Luís, na manhã deste sábado (18). O vídeo foi feito por moradores da região e mostra o fenômeno ganhando forma dentro do mar (Veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
No momento do registro, a praia estava vazia e, até o momento, não há informações de possíveis vítimas. O g1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber se houve transtornos causados pelo fenômeno na região, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.
Especialistas explicam que a tromba d’água é um tornado que se forma na superfície da água, sugando, principalmente, o mar. Isso acontece quando o vórtice de ar gira e suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar e raramente em rios muito largos.
A tromba d’água pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que causam mortes.
Meteorologia emite novo alerta de chuvas intensas para o Maranhão neste sábado; veja a previsão do tempo
Qual a diferença entre tromba d’água e cabeça d’água?
Apesar de serem confundidas popularmente, os dois fenômenos são bem diferentes. A cabeça d’água está ligada à chuva. Já a tromba se forma sugando a água, principalmente, do mar.
A tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos.
Além disso, a tromba d’água tem um potencial de risco menor que a cabeça d’água. Como afeta áreas distantes do mar, ela pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que trombas d’água causam mortes.