Oslan Silva, está entre os 20 finalistas do Concurso de Vídeo Juvenil da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Conhecimento de populações tradicionais é destaque no documentário (imagem ilustrativa)
Reprodução
O vídeo “Propriedade Intelectual: A Força do Conhecimento Ancestral para o Futuro” (Intellectual Property: The Strength of Ancestral Knowledge for the Future), do publicitário Oslan Silva, está entre os 20 finalistas do Concurso de Vídeo Juvenil da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). O concurso, que tem como tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Propriedade Intelectual (PI) para o nosso futuro comum”, recebeu mais de 470 inscrições de 70 países.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O vídeo destaca a importância dos saberes tradicionais das comunidades ribeirinhas da Amazônia para a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável da região.
Através de imagens poéticas que retratam o dia a dia dos moradores das comunidades Ingrácia, Capitão, Boa Vista e arredores de Juruti (PA), o vídeo mostra um caminho para desenvolvimento sustentável com os conhecimentos ancestrais utilizados como ferramenta de garantia de direitos humanos.
O vencedor do prêmio na categoria “People’s Choice” será escolhido por votação popular. A votação está aberta até o dia 21 de abril na plataforma do concurso, disponível no site da premiação. Cada pessoa pode votar até 5 vezes.
Para Oslan, estar entre os finalistas do concurso é uma grande conquista. “É uma honra representar Juruti e a Amazônia neste concurso internacional”, afirma. “Espero que meu vídeo possa ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância dos saberes tradicionais e da sua proteção.”
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região