20 de janeiro de 2025

Patrulha Maria da Penha atende mais de 1.300 mulheres e prende 96 agressores em Rio Preto

Os dados são referentes ao ano de 2024. Número próximo ao registrado no ano anterior, quando foram contabilizadas 1.494 medidas. A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José do Rio Preto (SP) atendeu 1.364 mulheres beneficiadas por medidas protetivas expedidas pelo Tribunal de Justiça, em 2024. Número próximo ao registrado no ano anterior, quando foram contabilizadas 1.494 medidas.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O serviço, que teve origem em 2020 e é pioneiro na cidade, tem como objetivo garantir a segurança e o apoio a mulheres em situação de violência doméstica, realizando visitas periódicas e garantindo o cumprimento das medidas protetivas.
Ao longo do ano passado, os agentes da Patrulha realizaram 3.375 visitas às vítimas, número superior ao registrado em 2023, quando foram feitas 3.235 visitas. Durante os trabalhos, os GCMs verificam se o suspeito tentou se aproximar ou entrar em contato com a vítima, além de oferecer apoio psicossocial e prevenir qualquer tipo de aproximação.
Quando ocorre o descumprimento da medida protetiva, seja flagrado pelos agentes da Patrulha ou denunciado pelas vítimas por meio do telefone de emergência 153, o homem é imediatamente preso e encaminhado à Delegacia. Em 2024, 96 suspeitos foram localizados pela GCM, enquanto em 2023 o número foi de 103 prisões.
O serviço
A Patrulha Maria da Penha é um serviço desenvolvido pela GCM em parceria com o Tribunal de Justiça, que visa acompanhar a movimentação entre a vítima e o suspeito.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias