Honraria foi entregue na noite de quarta-feira (10). Honraria é a maior concedida pelo poder legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Marcos Vinicius Vasconcelos, que ficou conhecido como o ‘Herói da Baixada’, recebeu a Medalha Tiradentes e e uma Moção de Aplausos e Louvor
Divulgação/ Octacílio Barbosa/ Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou, na noite de quarta-feira (10), a Medalha Tiradentes para o auxiliar de logística Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, que ficou conhecido como o “Herói da Baixada”. Ele também recebeu uma Moção de Aplausos e Louvor.
Marcos resgatou uma mãe e as duas filhas de um carro no meio da enxurrada causada pela chuva forte em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em fevereiro deste ano. As imagens do salvamento viralizaram.
Logo após conseguir tirar todas as ocupantes, o carro onde elas estavam foi levado pela água.
A Medalha Tiradentes é a maior honraria concedida pelo poder legislativo do Estado do Rio de Janeiro.
Vídeo mostra resgate de criança e mãe durante enchente em Nova Iguaçu
No dia seguinte da enxurrada, Marcos Vinícius reencontrou Berlandia Mendes, a mulher resgatada, e as duas meninas.
“Por questão de segundos ela poderia ter sido levada. Eu fiquei pensando nisso por um bom tempo, que em questão de segundos não aconteceu uma tragédia”, afirmou o rapaz após o resgate.
Segundo Marcos, aquele não era o trajeto normal do ônibus. O motorista pegou um desvio por causa dos alagamentos. Ele disse que o ônibus sofreu uma pane por causa da água, e os passageiros ficaram aguardando outro coletivo chegar.
Na mesma enchente, a família do próprio Marcos enfrentou problemas em casa por conta dos alagamentos.
Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, resgatou família de carro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
Reprodução/ TV Globo