22 de janeiro de 2025

Pedra de fel avaliada em R$ 13,5 mil estava escondida em carro de funcionário preso em frigorífico, diz polícia


Câmeras de segurança filmaram o momento do furto. Homem assumiu que já furtou outras pedras, de acordo com a polícia. Pedra de fel é furtada em frigorífico de Inhumas
A pedra de fel avaliada em R$ 13,5 mil que foi furtada de um frigorífico de Inhumas, Região Metropolitana de Goiânia, estava escondida no carro do funcionário preso pelo furto do objeto, informou a Polícia Civil. Esse tipo de pedra é formado na vesícula de bovinos e tem alto valor de mercado internacional.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O homem foi preso na quinta-feira (16) e não teve o nome divulgado. O g1 não conseguiu identificar a defesa do funcionário até a última atualização desta reportagem.
De acordo com a Polícia Civil, os agentes receberam a denúncia, foram até o local e viram as câmeras de segurança do frigorífico. As imagens comprovaram o crime. A equipe abordou o funcionário e fez uma busca no veículo dele, onde a pedra foi encontrada dentro de um pequeno porta-objetos.
Imagens mostram prisão de funcionário suspeito de furto e apreensão da pedra de fel, em Inhumas, Goiás
Divulgação/Polícia Civil
A polícia informou ainda que o homem declarou que já cometeu esse tipo de crime outras vezes, inclusive em outros frigoríficos em que trabalhou. Ele foi preso pelo crime de furto qualificado (quando o suspeito usa técnicas específicas para subtrair um bem ou objeto).
LEIA TAMBÉM:
PEDRA DE FEL: Funcionário de frigorífico é preso suspeito de furtar pedra de vesícula de boi que pode valer tanto quanto ouro
Entenda por que pedra da vesícula de boi furtada em frigorífico de Goiás é tão valiosa
INHUMAS: Frigorífico tem vazamento de amônia e nove funcionários são levados para hospital, dizem bombeiros
Por que tão valiosa?
A auditora do Ministério da Agricultura Mohanna Pagoto explicou porque a pedra da vesícula de bovinos é tão cara. Ela contou que o objeto tem baixa demanda no Brasil, mas que é exportado para a Ásia, onde é usado pela indústria farmacêutica e na medicina tradicional chinesa. A pedra é matéria-prima para a produção de medicamentos que auxiliam no tratamento de convulsões, pneumonias, epilepsia e outras doenças.
O valor da pedra varia de acordo com o peso. No momento da venda para exportação, a grama da pedra de fel vale mais que a grama do ouro. Dependendo do tamanho e do peso, uma pedra de fel pode chegar a valores milionários.
Pedras da vesícula do boi são alvo de bandidos em Barretos (SP)
Reprodução TV Integração / Divulgação PRF
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias