Encontro reúne 54 secretários de estado e governadores em Rio Branco. Ministros Marina Silva, Paulo Teixeira, Wellington Dias além de Aloízio Mercadante participam de encontro de dois dias. Fórum Governadores da Amazônia Legal – Acre – 27ª edição
Hellen Monteiro/g1
Amenizar os efeitos de eventos climáticos extremos, combater queimadas, desmatamentos, além de discutir medidas para combater crimes transfronteiriços. Esses são alguns dos temas do 27º de Governadores da Amazônia Legal que começou nesta quinta-feira (11) termina na sexta (12), em Rio Branco.
Ao menos 54 secretários de estado e governadores dos nove estados da região estão na capital acreana para o encontro. Os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante.
Expositores acreanos apresentam produtos durante encontro
Hellen Monteiro/g1
Durante o evento, há ainda um espaço para exposição de produtos acreanos e apresentações culturais de artistas locais, inclusive indígenas. A programação inclui reuniões de câmaras setoriais, além de visitas técnicas e debates sobre eventos climáticos extremos.
O ministro Wellington Dias, que participou de ações envolvendo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, deve ainda se reunir às 19h dessa quinta com os prefeitos de cidades acreanas afetadas pelas enchentes desse ano.
No primeiro dia de evento, estão programadas ainda reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos.
A assembleia geral dos governadores está marcada para a sexta, assim como a reunião dos presidentes de tribunais de justiça da Região Norte. O segundo dia tem ainda a previsão de assinaturas de acordos de cooperação a serem divulgados.
“[Temos que tratar] da volta dos aeroportos [do Acre] para categoria internacional. Então são situações como essa que a gente precisa para crescer a economia e também criar condições e segurança para quem quer vir investir [no estado]. Esse desmatamento não é bom, as mudanças climáticas tão aí e a gente precisa é aproveitar o que temos. O brasileiro do Norte, ele precisa conhecer mais o brasileiro do Sul e do Sudeste”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli (PP).
Fórum Governadores Amazônia Legal – Acre – 27ª edição
Hellen Monteiro/g1
Vídeos: g1