‘Ataques de fúria’ de motoristas que não conseguem tirar o carro da vaga têm se repetido em Brasília. De janeiro a março, Detran registrou 1.263 ocorrências de veículos trancando outros no DF; saiba quais são penalidades para infração. Carro arrasta outro veículo que trancava sua saída no estacionamento da Câmara dos Deputados.
Reprodução/TV Globo
No primeiro trimestre de 2024, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou 1.263 infrações de motoristas que estacionaram o veículo impedindo a movimentação de outro carro parado em uma vaga. 🚗
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Entre os casos, o do motorista que deu ré e arrastou um carro que estava estacionado atrás dele na saída do estacionamento da Câmara dos Deputados, e o do homem que teve um ataque de fúria no Setor Hoteleiro Sul e quebrou os vidros e as lanternas do carro que impedia sua saída em um estacionamento público (relembre mais abaixo).
O Detran alerta que existem penalidades para quem impede a saída de alguém de uma vaga, e orienta os motoristas para que liguem para o número 190📞. Nesta quinta (11), o departamento disse que vai aumentar a fiscalização.
A especialista Adriana Modesto, doutora em transportes, diz que a prática, “além de comprometer o direito de ir e vir de outras pessoas, pode promover algum tipo de obstrução numa eventual necessidade de atendimento de emergência “ao se deduzir que os famosos ’15 minutinhos’ não farão diferença”, explica.
“Naturalmente que episódios mais extremos, em que a paz no trânsito dá lugar à intolerância e uma espécie de ‘lei da selva’, é inevitável indagar: onde seguimos errando uma vez que a prática, apesar disso, parece ser recorrente no DF”, diz Adriana Modesto.
Adriana diz que, além da efetividade da fiscalização e aprimoramento da conscientização, é necessário que Brasília rompa a dinâmica de cidade pensada para carros, conferindo prioridade a outras alternativas para a mobilidade urbana.
Penalidades
Segundo o Detran-DF, estacionar impedindo a movimentação de outro veículo é uma infração média que está prevista no artigo 181, inciso X do Código de Trânsito Brasileiro.
Penalidades para o motorista que for autor dessa infração:
4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Multa no valor de R$ 130,16
Medida administrativa de remoção do veículo
Carro trancado, o que fazer?
A orientação do Detran é que a pessoa que teve o carro trancado ligue para o número 190, do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). 📞
“A demanda será direcionada para a equipe de policiamento de trânsito que estiver mais próxima do local, a fim de que seja prestado o atendimento com prioridade”, diz o Detran.
Se um dos motoristas causar dano ao patrimônio de terceiros, o Detran, quando atende a ocorrência, vai comunicar à Polícia Civil.
Relembre casos recentes
Crise de fúria no Setor Hoteleiro Sul
Vídeo mostra momento em que carro é destruído.
Na quarta-feira (10), um motorista impedido de sair de um estacionamento público no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, teve um ataque de fúria e quebrou os vidros e as lanternas do carro parado atrás do veículo dele. O caso foi registrado por câmeras de segurança (veja vídeo acima)
“No caso do Setor Hoteleiro Sul, o Detran não foi acionado para atender a ocorrência”, justifica o departamento de trânsito sobre não ter acionado a Polícia Civil.
Ana Lúcia Tavares dos Santos, dona do carro danificado, contou que um flanelinha garantiu a ela que poderia deixar o carro ali, porque o dono do veículo que ocupava a vaga passaria a manhã inteira no trabalho. Ela tinha um compromisso das 9h às 13h e parou atrás do veículo de um homem que presta serviços em um hotel perto do estacionamento público.
Quando terminou o trabalho, o homem tentou ir embora e não conseguiu. Ele e outras pessoas tiveram que movimentar o carro de Ana Lúcia e o motorista foi obrigado a fazer inúmeras manobras.
Depois de conseguir sair, ele usou uma ferramenta para atingir o carro que bloqueava a vaga. Pelos danos ao seu veículo, Ana registrou um boletim de ocorrência.
Carro arrastado por outro no estacionamento da Câmara dos Deputados
Carro dá ré e empurra veículo que estava travando sua saída na Câmara dos Deputados.
Em abril, um motorista deu ré e arrastou um carro que estava estacionado atrás dele e trancando a saída do estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados (veja vídeo acima).
O carro arrastado, com a lataria amassada por conta da batida, ficou no meio da rua, provocando um longo congestionamento no local. As imagens mostram o tamanho da fila de carros.
Alguns minutos depois, o motorista que estacionou fechando a saída chegou ao local e retirou o carro.
LEIA TAMBÉM:
OPERAÇÃO SARTO: Dono da loja Tesoura de Ouro é preso suspeito de participar de esquema de sonegação de R$ 45 milhões no DF
VÍDEO: Chuva forte deixa ruas alagadas na Asa Norte, em Brasília
Veja mais notícias da região no g1 DF.