25 de janeiro de 2025

Alinhamento de seis planetas poderá ser visto do Paraná nesta terça (21), diz Simepar; veja melhores cidades para observação


Segundo Sistema Meteorológico, moradores de cidades com menor probabilidade de chuva terão melhores condições para avistamento. Veja dicas. Pessoa observa estrelas e a Via Láctea no céu durante acampamento noturno
Emre Ayata via Pexels
Moradores da cidades do extremo oeste e sudoeste do Paraná, na divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina, terão mais chance de ver, a olho nu, o alinhamento dos planetas previsto para esta terça-feira (21), informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O fenômeno antecede o chamado “alinhamento planetário total”, que ocorrerá em 28 de fevereiro de 2025. Nesta terça (21), será possível ver uma prévia do alinhamento de seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra. Veja dicas para ver fenômeno mais abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nas duas regiões paranaenses citadas pelo Simepar, estão cidades como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, a região será a que deve ter melhor visibilidade por conta da baixa nebulosidade. Em outras regiões, a observação do fenômeno dependerá de um céu limpo.
Em Curitiba e região metropolitana, por exemplo, a noite desta terça (21) deverá ser chuvosa e com céu encoberto por nuvens, dificultando o avistamento do fenômeno.
“Como as chuvas são muito rápidas e localizadas nesta época do ano, mesmo com essa tendência de chuva no interior, pode ser que fora dos extremos oeste e sudoeste algumas pessoas também tenham sorte de estar no momento mesmo om o céu parcialmente nublado”, diz Jacobsen.
Leia também:
Curitiba: Ex-PM morto em ataque com mais de 140 tiros foi expulso da corporação por desvios de conduta
BR-116: Equipes diferentes da PRF sofrem acidentes enquanto tentavam atender a mesma ocorrência
Vídeo: Pai ‘previu Instagram’ nos anos 1990 fazendo álbuns impressos da família com foto, legenda, marcação e localização
Dicas para ver fenômeno
Segundo o professor Amauri Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, as pessoas deverão olhar no horizonte oeste, entre as 19h e as 20h.
Neste horário a lua, que está minguante, ainda não estará muito visível e o astro mais brilhante do céu será Vênus. “A esquerda dele será visível algo como uma estrela laranja, que será Saturno”, explica o professor. Ambos os planetas estarão na “Constelação de Aquário”.
“No meio do céu, perto da Constelação de Touro, outro astro brilhante que poderá ser observado será Júpiter. Na mesma distância de Saturno e Vênus, o astro brilhante e alaranjado que poderá ser visto é a estrela Aldebaran (a Alfa da Constelação de Touro)”, ensinou Pereira.
No horizonte nordeste, ele explica que estará Marte, de cor laranja, ao lado de outras duas estrelas da Constelação de Gêmeos, chamadas de Castor e Pollux. Os planetas Urano e Netuno não poderão ser vistos a olho nu, apenas com uso de telescópio. Ambos aparecerão como pequenos pontos azulados, por estarem muito distantes da Terra.
“É uma condição da formação do Sistema Solar. O plano da órbita dos planetas é muito próximo da órbita que a Terra faz em torno do Sol. O que estão chamando de alinhamento dos planetas nesta terça-feira será, na verdade, mais de uma conjunção planetária, ou seja, quando os planetas estão a menos de cinco graus de arco no céu”, explicou o professor sobre o fenômeno.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias