23 de setembro de 2024

STF decide que o pode público deve indenizar vítimas de balas perdidas em ações policiais

O Estado ou a União só não precisará pagar a indenização se ficar provado que não houve a participação de agentes estaduais ou federais. STF decide que Estado deve indenizar vítimas de bala perdida durante operações de segurança
Uma decisão do STF – Supremo Tribunal Federal determina que o poder público deve indenizar vítimas de bala perdida durante operações de segurança, mesmo que não haja certeza sobre a origem da bala.
A decisão do Supremo encerra um julgamento que começou em setembro de 2023 e foi retomado em março de 2024, quando os ministros votaram um caso específico. A União terá que indenizar a família de Vanderlei Conceição de Albuquerque, de 34 anos, morto dentro de casa durante um tiroteio entre militares da força de pacificação e criminosos, em 2015, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira (11), os ministros discutiram a tese do caso e decidiram que o poder público terá que indenizar vítimas de bala perdida durante operações de segurança, inclusive quando não for possível apontar a origem da bala. O Estado ou a União só não precisará pagar a indenização se ficar provado que não houve a participação de agentes estaduais ou federais.
O relator do caso, ministro Luiz Edson Fachin, ressaltou, com a decisão, a realização da perícia é muito importe.
“A atividade da perícia aqui é fundamental. É relevante imensamente para que se possa apurar a realidade dos fatos e para aportar elementos suficientemente probatórios. Isso significa que especialmente os estados devem ter um aparato técnico e de recursos humanos com autonomia administrativa e financeira para realizar essas perícias. O que é, em alguns estados, a situação, infelizmente, inexistente”, disse.
O processo teve repercussão geral e a tese passa a orientar julgamentos de casos semelhantes. Isso significa que, a partir de agora, o entendimento do STF terá que ser seguido por todos os juízes do país em situações de morte ou ferimentos causados por bala perdida.
LEIA TAMBÉM
Poder Público deve indenizar famílias de vítimas de tiroteios em operações policiais, define STF

Mais Notícias