22 de janeiro de 2025

Maya Gabeira anuncia aposentadoria do surfe


Ele venceu sete vezes a categoria feminina do maior prêmio dado a surfistas de ondas grandes. Maya Gabeira, a surfista de ondas gigantes, anuncia que vai se aposentar
A surfista Maya Gabeira anunciou que vai se aposentar.
“Está na hora de eu me afastar do surfe profissional e do surfe de ondas grandes”.
Foi o que disse Maya Gabeira ao anunciar a aposentadoria em um vídeo, em inglês, nas redes sociais. Ela está com 37 anos – 20 deles dedicados a essa modalidade do esporte. Maya começou a surfar aos 14 no Rio de Janeiro, onde nasceu. Aos 17, ela se mudou para o Havaí. E foi lá que se encantou com as ondas grandes, dando início a uma trajetória de coragem e pioneirismo.
Maya venceu sete vezes a categoria feminina do maior prêmio dado a surfistas de ondas grandes. Em 2013, veio o momento mais difícil. Maya caiu enquanto surfava em Portugal e perdeu a consciência. Passou alguns minutos embaixo d’água e precisou ser reanimada pelos médicos.
Maya Gabeira anuncia aposentadoria do surfe
Reprodução/TV Globo
Em 2013, Maya caiu enquanto surfava em Portugal e perdeu a consciência
Reprodução/TV Globo
Apesar do trauma, ela voltou para o mar e, em 2018, o Guinness Book, o livro dos recordes, criou uma categoria para reconhecer mulheres surfistas de ondas grandes depois que Maya pegou uma onda de quase 21 m na praia de Nazaré, em Portugal. Dois anos depois, também em Nazaré, ela bateu o próprio recorde que dura até hoje, com uma onda de 22,4 m. Toda essa trajetória já rendeu um livro e um documentário.
Em 2018, o Guinness Book, o livro dos recordes, criou uma categoria para reconhecer mulheres surfistas de ondas grandes depois que Maya pegou uma onda de quase 21 m na praia
Reprodução/TV Globo
Nas redes sociais, o também surfista Pedro Scooby agradeceu Maya pela contribuição ao esporte. Medalha de prata nas Olimpíadas de Paris, Tati Weston Webb escreveu: “Inspiradora”.
Agora, Maya, que também é ativista pela preservação dos oceanos, vai se dedicar a outros projetos. Transformada pelo esporte a ajudou a transformar.
Maya venceu sete vezes a categoria feminina do maior prêmio dado a surfistas de ondas grandes
Reprodução/TV Globo

Mais Notícias