Captura de tela mostra mensagem de erro que agora aparece na versão em espanhol da página inicial da Casa Branca
Reprodução
Poucas horas após a posse do presidente Donald Trump, a nova administração retirou do ar a versão em espanhol do site oficial da Casa Branca.
O endereço — atualmente https://www.whitehouse.gov/es/ — agora exibe aos usuários uma mensagem de “Erro 404”.
Agora, o site também inclui um botão “Ir para a página inicial” que direciona os usuários para uma página com uma montagem em vídeo de Trump em seu primeiro mandato e na campanha eleitoral. O botão foi atualizado mais tarde para “Ir para a página inicial”.
Grupos de defesa hispânicos e outros expressaram confusão com a mudança abrupta e frustração com o que alguns chamaram de falta de esforços da administração para manter a comunicação com a comunidade latina, o que ajudou a impulsioná-lo à presidência.
O perfil em espanhol do X da Casa Branca, @LaCasaBlanca e a página do governo sobre liberdade reprodutiva também foram dissolvidos. Enquanto isso, as versões em espanhol de outras agências governamentais, como o Departamento de Trabalho, Justiça e Agricultura, permaneceram disponíveis para os usuários na terça-feira.
Questionado sobre as mudanças, o vice-secretário de imprensa principal da Casa Branca, Harrison Fields, respondeu na terça-feira que a administração está “comprometida em trazer de volta a seção de tradução em espanhol do site”.
“É o segundo dia. Estamos no processo de desenvolver, editar e ajustar o site da Casa Branca. Como parte desse trabalho contínuo, parte do conteúdo arquivado no site ficou inativo. Estamos comprometidos em recarregar esse conteúdo em um curto espaço de tempo”, disse ele sem dar mais detalhes.
Trump removeu a versão em espanhol da página em 2017. Naquela época, autoridades da Casa Branca disseram que a restabeleceriam. O presidente Joe Biden restabeleceu a página em 2021.
A remoção da página coincidiu com a onda de ordens executivas do primeiro dia de Trump, destacada pelo lançamento de uma repressão à imigração ilegal que foi uma de suas principais promessas de campanha.
Trump declarou na segunda-feira uma emergência nacional na fronteira EUA-México e anunciou planos de enviar tropas dos EUA para ajudar a apoiar agentes de imigração e restringir refugiados e asilo.
De acordo com estimativas do Census Bureau de 2023, cerca de 43,4 milhões de americanos — 13,7% da população dos EUA com 5 anos ou mais — falam espanhol em casa. Os EUA não têm um idioma oficial.
Monica Rivera, uma estrategista de marca e comunicação na cidade de Nova York, de ascendência porto-riquenha e cubana, disse que o fechamento envia uma sinal claro.