25 de janeiro de 2025

Lixo, mofo e vandalismo: dois anos após desativação, antiga UPA segue abandonada em Piracicaba


Há previsão de reforma para abrigar Caps no local, mas não há prazo para início da obra. Em situação de abandono, antiga UPA de Piracicaba gera reclamação de moradores
O prédio onde funcionava a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina, em Piracicaba (SP), permanece fechado e em estado de abandono, após dois anos do encerramento das atividades no local, em dezembro de 2022. Sem manutenção, o prédio apresenta infiltrações, mofo, água parada e diversos sinais de vandalismo.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Em uma visita ao local, a produção da EPTV, afiliada da TV Globo, conseguiu registrar os problemas que atingem o local devido ao abandono e falta de manutenção.
Na parte externa, o lixo se acumula pelas laterais do prédio. Sofá, pedaços de madeira, folhas, restos de comida e lixo doméstico. O local tem marcas na parede devido ao fogo ateado no lixo.
Moradores no entorno do imóvel criticam a falta de atenção ao problema. O cortador de roupas Aparecido Bonfim comenta sobre o incômodo causado. “Um descaso. Já faz tempo que a gente tá reclamando disso. Antes, tinham pessoas que moravam aqui, pessoas que colocavam fogo no lixo. Tá difícil”
Antigo prédio da UPA Vila Cristina acumula lixo, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Vandalismo, abandono e insegurança
Na parte dos fundos do prédio, o muro está cedendo, com risco de cair. Outra preocupação dos moradores é a caixa d’água, que está tombada e pode servir como criadouro do mosquito da dengue.
Nos nichos onde funcionava o depósito de lixo hospitalar, as grades estão soldadas, mas mesmo assim o lixo se acumula nos espaços.
Além dos problemas relacionados à falta de manutenção, os sinais de vandalismo também se espalham pelo antigo prédio, com diversas janelas de vidro quebradas. Atualmente, as portas da unidade estão soldadas para impedir a entrada de pessoas na parte interna.
A comerciante Roseli Braga explica que a situação se repete diariamente, causando desconforto aos vizinhos.
“É um fedor que ninguém aguenta. Essa sujeira aí é todo dia. Os moradores de rua vêm e pegam o lixão e derrubam, aí fica essa sujeira. É insuportável mesmo”, reclama.
A técnica de enfermagem Leila Ribeiro também reclama do abandono no local, que causa insegurança para quem precisa passar diariamente pelas proximidades. “Tá abandonado, eles tão quebrando vidro, tirando fio, tem sujeira. Dá medo de passar aí e a gente ser assaltada.”
Antigo prédio da UPA Vila Cristina, em Piracicaba, segue abandonada após dois anos do encerramento das atividades
Edijan Del Santo/EPTV
Reforma prevista para instalar Caps
Foi homologado pela Prefeitura de Piracicaba, no dia 11 de dezembro de 2024, as obras de reforma do antigo prédio. No local, segundo a administração municipal, será instalado um Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, o Caps 3.
O valor estimado das obras é de R$ 1.355.000,00, segundo informações publicadas no Diário Oficial de Piracicaba.
A empresa responsável pelos trabalhos terá nove meses para execução a partir da emissão da ordem de serviços. A fiscalização da obra será acompanhada pelas Secretarias de Obras e Zeladora (Semozel) e de Saúde (SMS).
De acordo com a Semozel, os trabalhos de reestruturação previstos são:
Reforma geral no prédio, interna e externamente, com troca total do telhado e de telhas de fibrocimento, por telhas metálicas antitérmicas;
Reestruturação das instalações elétricas e das instalações hidrossanitárias para sanar o problema de falta de água;
Criação de novos ramais de captação de esgoto para atender os novos sanitários;
Instalação de ramais para captação de água de chuva para evitar alagamentos.
Instalação de novo reservatório de água;
Troca de revestimentos para sanar problemas estruturais e de infiltrações;
Pintura geral interna e externa.
O prédio será reestruturado para o novo modelo de atendimento, de acordo com as exigências da classificação de Nível III para Centro de Atendimento Psicossocial.
Acúmulo de lixo no antigo prédio da UPA Vila Cristina, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Sem data para iniciar obras
Procurada pela EPTV, a Prefeitura de Piracicaba informou que vai realizar imediatamente uma limpeza no antigo prédio da UPA.
Sobre a obra no local para alocação do Caps, a nova gestão disse que ainda não possui uma data para dar início, pois todos os projetos sem ordem de serviço ainda vão passar por uma readequação financeira.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias