26 de janeiro de 2025

IPTU 2025: veja como ficam os reajustes nas cidades do Alto Tietê


Nas cidades da região, os reajustes deverão seguir apenas a correção da inflação. Prefeituras oferecem descontos para o pagamento à vista do imposto. Contribuintes de Mogi das Cruzes, assim como em outras cidades, terão desconto de 5% no pagamento à vista do IPTU
Ney Sarmento/ PMMC
Com o início do ano, algumas prefeituras do Alto Tietê já começam a cobrar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), enquanto outras ainda se preparam para dar início à cobrança. Nas cidades da região, os reajustes deverão seguir apenas a correção da inflação.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O g1 questionou as prefeituras das dez cidades da região, mas Salesópolis e Santa Isabel não responderam até a última atualização da matéria.
Veja como será a cobrança nos outros municípios:
Arujá
Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 12 meses, o IPTU em Arujá terá uma correção da inflação de 4,87%, segundo a Prefeitura. Para quem vai pagar parcelado, a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro.
Na cidade, os carnês já começaram a ser enviados e a parcela única pôde ser paga até o dia 15 de janeiro, com desconto de 5%.
Biritiba Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim informou que o reajuste no IPTU este ano será de 4,73%. Os carnês serão enviados a partir de fevereiro, ainda sem data definida. Para o pagamento à vista, o desconto é de 10% e o vencimento da cota única e da primeira parcela será no dia 10 de março.
Ferraz de Vasconcelos
De acordo com a administração municipal de Ferraz de Vasconcelos, o IPTU 2025 sofrerá apenas o aumento inflacionário de 4,42%. O carnê será diluído em 10 parcelas com o primeiro vencimento para 20 de março, tendo o pagamento da parcela única, com desconto de 10%, para o mesmo dia.
A estimativa é de distribuir aproximadamente 40 a 41 mil carnês de IPTU. A Prefeitura não informou quando terá início a distribuição.
Guararema
Em Guararema, a correção do IPTU para 2025 deverá ficar aproximadamente em 4,8%, conforme inflação apurada para o período, segundo informou a Prefeitura. Serão emitidos aproximadamente 13,3 mil carnês. A data do envio dos carnês será divulgada em breve.
Itaquaquecetuba
O índice de reajuste em Itaquaquecetuba, segundo a Prefeitura, será de 4,76%. A primeira parcela e a parcela única, está com desconto de 10%, têm o vencimento marcado para o dia 15 de março. A administração municipal não informou a data de envio dos carnês.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirma que tomou como base o menor índice inflacionário apurado no período, de 3,45%, para definir o reajuste para o IPTU de 2025. Os carnês têm vencimento a partir de março e o pagamento pode ser feito em até 10 vezes.
Quem optar por quitar o imposto à vista terá desconto de 5%. O contribuinte começará a receber os carnês em fevereiro. As datas específicas de vencimento são informadas nas folhas dos carnês e variam de acordo com o CEP da propriedade.
Poá
Em Poá, segundo a Prefeitura, não haverá reajuste do IPTU em 2025. A previsão é de que os carnês comecem a ser entregues em fevereiro. Os vencimentos da primeira parcela e da cota única serão no dia 20 de março. O pagamento à vista tem desconto de 5% no valor do imposto.
Suzano
A administração municipal não informou de quanto será o reajuste e disse apenas que será aplicada apenas a correção exigida por lei, com base no IPCA. A Prefeitura disse que “a definição da porcentagem ocorrerá em breve”.
O vencimento acontece no dia 15 de março, tanto da cota única, como da primeira parcela, e a previsão é de que a entrega dos cerca de 140 mil carnês físicos comece em fevereiro.
A expectativa é de que o pagamento em cota única, até o vencimento, tenha 5% de desconto.
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Mais Notícias