23 de janeiro de 2025

Obra de engorda da praia de Ponta Negra chega ao Morro do Careca


Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, expectativa é de que a obra seja concluída até o próximo domingo (26). Engorda de Ponta Negra chega ao Morro do Careca
Caruso/Cedida
A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, chegou ao Morro do Careca nesta quarta-feira (22).
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, a expectativa é de que o aterro seja concluído até o próximo domingo (26).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A engorda significa a ampliação da faixa de areia da praia, em um trecho de 4,3 km da orla de Natal. Ela foi iniciada na Via Costeira, nas proximidades do Hotel Serhs, e seguiu em direção ao Morro do Careca, principal cartão postal da cidade.
O serviço é realizado por um navio do tipo draga, que puxa a areia de uma jazida, localizada no mar, e transporta o material até próximo da praia. Encanamentos são acoplados à embarcação e a areia é bombeada para a orla. Máquinas concluem a distribuição da areia na praia.
“Essa obra já tem cumprido o papel ambiental de resguardar todo o processo erosivo contra a linha de costa da praia de Ponta Negra, de resguardar, a partir de agora, toda a base do Morro do Careca, e também de garantir um grande avanço no aspecto socioeconômico, no aspecto do turismo do município de Natal”, afirmou o secretário.
Morro do Careca: por que a erosão acelerou e ameaça uma das dunas mais famosas do Nordeste
A expectativa do município é que a praia fique com cerca de 100 metros de faixa de areia na maré baixa e 50 metros na maré alta.
A obra foi iniciada no segundo semestre de 2024 com pdevisão de ser concluída até dezembro. Porém, no dia 13 de dezembro, a empresa DTA Engenharia, que faz parte do consórcio contratado pelo município, confirmou ao g1 que a obra só seria concluída no fim de janeiro de 2025.
Engorda de Ponta Negra só fica pronta em janeiro de 2025
No último dia 13 de janeiro, parte do trecho com faixa de areia ampliada ficou alagado, após uma chuva. A prefeitura atribuiu a situação a um problema na rede de drenagem da praia.
Relembre a obra
A draga contratada para a obra chegou a Natal em junho, mas as licenças ambientais ainda estavam pendentes no Idema.
Em julho, sem autorização para executar a obra, a draga deixou a cidade. No mesmo mês, a Justiça determinou a emissão da licença, que foi concedida em 23 de julho com 80 condicionantes.
A obra foi iniciada em 30 de agosto, mas paralisada em 3 de setembro após problemas na jazida de areia serem identificados pela Funpec. O município iniciou uma nova busca por novos bancos de areia e encontrou um a 10 km da costa.
Em 20 de setembro, um decreto de emergência foi publicado pela prefeitura por causa da erosão do mar na costa.
A intervenção foi retomada em 21 de setembro com a nova jazida, enquanto a prefeitura alegou que o decreto dispensava a necessidade de uma nova licença ambiental.
O Idema afirmou que a área utilizada não estava coberta pela licença inicial e que a responsabilidade ambiental passou a ser exclusiva da prefeitura.
Segundo Thiago Mesquita, nenhum problema ambiental foi identificado durante o andamento da obra e o município segue monitorando os impactos da engorda.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias