23 de setembro de 2024

Produtores do audiovisual do Brasil se reúnem nos Estúdios Globo na 1ª edição do Festival Acontece

O festival propõe uma troca entre os profissionais que fazem parte desse mercado. É um convite a firmar parcerias para produzir conteúdo audiovisual que fale do Brasil para o público brasileiro. Produtores do audiovisual do Brasil se reúnem nos Estúdios Globo na 1ª edição do Festival Acontece
Produtores do audiovisual do Brasil inteiro se reuniram nesta quinta-feira (11) nos Estúdios Globo na 1ª edição do Festival Acontece.
Nos holofotes ou fora deles. Na frente ou atrás das câmeras. Em séries, documentários, filmes, novelas, realities. Quanta gente envolvida para levar até as telas histórias que retratam um país rico em diversidade e criatividade.
Quinhentos profissionais do audiovisual brasileiro se reuniram nesta quinta-feira (11) nos Estúdios Globo para discutir a criação e o futuro desse mercado no país. Produtores, autores, diretores, criadores e artistas participaram da 1ª edição do Festival Acontece.
“A gente, Globo, acredita na parceria, acredita no mercado audiovisual brasileiro. E a gente está aqui hoje para celebrar isso. Junto com os nossos parceiros, a gente poder discutir os principais temas atuais da nossa sociedade, discutir o futuro, discutir tecnologia, mas tudo isso junto. É muito sobre o legado, mas sobre o novo, como a gente vai fazer isso junto, como é que a gente vai pensar o futuro juntos”, afirma Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.
Na abertura, o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, reforçou o compromisso da empresa com a produção de conteúdo nacional.
“Na nossa crença de continuar contando histórias brasileiras para brasileiros e para o mundo. Então, esse é um compromisso histórico da Globo que permanece e junto com todos vocês, ampliando nossas possibilidades aqui criativas e de narrativas, desenvolvendo novos formatos, novas linguagens, ampliando nossa qualidade e diversidade do nosso conteúdo e do conteúdo que a gente desenvolve também junto com todos”, diz Marinho.
Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e afiliadas, e Manoel Belmar, diretor das áreas de Finanças, Infraestrutura, Jurídico, Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, também ressaltaram a importância de contar com o mercado independente na produção de audiovisuais.
São muitas as histórias a serem contadas, novas narrativas, formatos. O festival propõe uma troca entre os profissionais que fazem parte desse mercado. É um convite a somar esforços, firmar parcerias para produzir conteúdo audiovisual que fale do Brasil para o público brasileiro.
Atualmente, a Globo trabalha com mais de 170 produtoras no país.
“A gente consegue unir forças e buscar de diferentes formas de financiar um projeto. Então, hoje, a gente está vendo parcerias entre produtoras, parcerias entre plataformas. Então a forma de trabalhar e de produzir o audiovisual está se atualizando para esse mercado onde a parceria é muito importante, muito válida, e aí a gente vai buscar uma diversidade de produções”, conta Dida Silva, diretora-geral da produtora Floresta.
Os painéis também discutiram a produção de documentários, a conexão com o público nas transmissões ao vivo e a criação de novelas que continuam conquistando todas as gerações.
“Há mais de 70 anos, as novelas elas conversam com o Brasil, elas se transformam junto com o Brasil. E quando a gente acerta a mão, aquele personagem, aquela novela, aquela história vira uma conversa mesmo não só na televisão, na sala, no celular, onde quer que você assista uma novela, porque ela desliza por várias mídias e telas, mas também na rua”, diz a autora Rosane Svartman.
Cada produção revela um pouco mais desse nosso país continental, diverso. Um Brasil que está cheio de boas histórias para contar.
LEIA TAMBÉM
Atletas olímpicos brasileiros visitam e conhecem a magia dos Estúdios Globo
JG, Hora 1 e JH: entenda como funciona a tecnologia do novo cenário
Senado aprova prorrogação até 2038 de cota para audiovisual brasileiro na TV paga e prevê atuação da Ancine em casos de pirataria

Mais Notícias