Suspeito de 27 anos foi preso após sair do prédio com uma pistola 9mm escondida. Cerimônia de posse de Donald Trump em 20 de janeiro de 2025, no Capitólio
REUTERS/Fabrizio Bensch/Pool
A polícia do Capitólio, prédio onde funciona o Congresso dos EUA, em Washington, informou nesta quinta-feira (23) que um homem “com pensamentos suicidas” e questões de saúde mental foi preso na última terça (21), um dia após a posse do presidente Donald Trump ter ocorrido no local.
O suspeito, identificado como James A. Faber, tem 27 anos e reside no estado de Massachusetts, a cerca de 600 km da capital dos EUA.
De acordo com as autoridades, o carro de Faber foi localizado às 13h15 no horário local. O suspeito foi identificado uma hora depois, saindo da Biblioteca do Congresso, em direção ao veículo.
“Ele foi parado, revistado e preso. Uma pequena pistola 9mm foi descoberta, escondida em sua cintura”, diz a polícia do Capitólio.
Segundo o comunicado, o homem passou pelo detector de metais antes de entrar no prédio. Um agente chegou a fazer uma revista manual, mas deixou o suspeito seguir em frente.
De acordo com a polícia, o agente foi suspenso até a conclusão de uma sindicância interna sobre o caso.
“Até o momento, não há nenhuma indicação de que o homem estava vindo para prejudicar o Congresso”, diz a nota divulgada. “Felizmente, ninguém se machucou. A Polícia do Capitólio exige os mais altos padrões quando se trata de verificação de visitantes, então uma investigação completa deste incidente já foi ordenada, bem como treinamento obrigatório de atualização sobre triagem de segurança, para que isso nunca aconteça novamente.”
VEJA TAMBÉM
Congresso dos EUA aprova projeto que determina prisão de imigrantes suspeitos; medida deve ser a 1ª nova lei assinada por Trump