23 de setembro de 2024

Crianças que fazem hemodiálise comovem a web com vídeo sobre tratamento: ‘Não é o fim’

Ideia de fazer gravação surgiu com propósito de ter uma brincadeira para distraí-los. Vídeo foi gravado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia Crianças que fazem hemodiálise comovem a web com vídeo sobre tratamento: ‘Não é o fim’
Crianças que fazem hemodiálise comoveram a web ao falarem, de forma descontraída, sobre o tratamento. Nos relatos, elas não só contam sobre as experiências diárias, como aproveitam para brincar com a situação (assista acima).
“Eu faço hemodiálise e é claro que eu durmo a sessão toda”, contou uma criança.
“Eu faço hemodiálise e é claro que toda terça eu chego inchada”, disse outra criança, sorrindo.
Ao final do vídeo, as mães das crianças se reúnem e mandam uma mensagem: “Nossos filhos fazem hemodiálise e é claro que somos felizes”, dizem juntas.
LEIA TAMBÉM
Influenciadora comove a web ao mostrar tratamento da filha bebê com câncer nos ossos: ‘Tenho esperança’
Família entra na Justiça e consegue remédio milionário para salvar a vida de bebê com doença rara
Conheça a bebê que nasceu com quatro rins em Goiás; caso é considerado raro por médicos: ‘cerca de 100 registrados no mundo’
A médica pediatra Juliane Nogueira, que publicou o vídeo, afirmou que o momento de descontração foi importante para as crianças, para os profissionais da saúde que lidam com a situação e para as mães dos pacientes que participaram.
“A hemodiálise não é o fim. Eles me lembram disso todos os dias”, escreveu na publicação.
O vídeo foi gravado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Ao g1, Juliane Nogueira contou que as crianças podem se sentir mal no decorrer da sessão da hemodiálise e a ideia de fazer a gravação surgiu com o propósito de ter uma brincadeira para distraí-los.
“As crianças costumam passar mal do meio da sessão para frente. Tive a ideia de fazer a ‘trend’ para tentar distraí-los e eles entraram na brincadeira”, contou a médica.
Juliane Nogueira explicou que a hemodiálise é um procedimento feito quando o rim não funciona corretamente e que as crianças atendidas apresentaram insuficiência renal por diversas causas.
“Cada uma tem um motivo diferente para fazer o tratamento. Tem muitas crianças que já nasceram com má formação do trato urinário, outras que têm síndrome nefrótica. Mas todas foram evoluindo com a doença renal crônica”, explicou.
Crianças que fazem hemodiálise comovem a web com vídeo sobre tratamento
Reprodução/Redes socais
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias