23 de setembro de 2024

Crimes da ditadura militar contra os Krenak estão no episódio de estreia do podcast Gerais no g1

Liliana Junger recebe a liderança indígena e coordenador regional da Funai no Espírito Santo e Minas Gerais, Douglas Krenak. Pela primeira vez, o governo federal pediu desculpa aos indígenas pelas atrocidades cometidas contra eles durante os anos de chumbo. Pela primeira vez, o governo brasileiro pediu desculpas ao povo Krenak pelos crimes cometidos durante a ditadura militar. A etnia foi perseguida, torturada e obrigada a deixar suas terras no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
‘A memória da tortura é muito presente entre o nosso povo’, diz Ailton Krenak sobre campo de concentração em MG
Justiça condena União, Funai e MG por campo de concentração indígena durante ditadura militar
Comissão de Anistia vai recomendar à Funai que desista de recurso que ‘trava’ reparação ao povo Krenak
Além dos Krenak, a dor do povo guarani kaiowá, do Mato Grosso do Sul, também foi reconhecida pela União.
Neste primeiro episódio do podcast Gerais no g1, o líder indígena e coordenador regional da Funai no Espírito Santo e Minas Gerais, Douglas Krenak, foi o entrevistado.
Indígena em pau-de-arara é exposto a autoridades em Belo Horizonte
Comissão da Verdade/Reprodução
O podcast é apresentado por Liliana Junger e vai ao ar todas as sextas-feiras. Ele já está disponível no seu tocador de áudio preferido. O Gerais no g1 vai abordar com profundidade as notícias mais importantes da semana, sempre trazendo especialistas e jornalistas para a discussão.
Povo Krenak foi expulso da terra e confinado em fazenda; foto de 1987
Cimi/Reprodução/Lígia Simonian
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Mais Notícias