25 de janeiro de 2025

Restrição de carros às praias da Zona Oeste do Rio começa no fim de semana


Ações contam com o apoio da Polícia Militar. Prefeitura do Rio destaca que o acesso à praia nos horários de fechamento será livre para banhistas, moradores credenciados e restrito para veículos não autorizados. Operação Verão começa neste fim de semana no Rio
A Prefeitura do Rio vai limitar o acesso de carros às praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro com o objetivo de controlar o fluxo de visitantes e resguardar as áreas de proteção ambiental da Zona Oeste do Rio. A medida, que é parte da Operação Verão, vale para as praias de Barra de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
A restrição acontecerá nos fins de semana.
A Guarda Municipal vai contar com o apoio de equipes do Grupamento Especial de Praia (GEP) e da Defesa Ambiental (GDA). Também participam da ação a Secretaria de Ordem Pública (Seop), Secretaria de Coordenação Governamental e as Subprefeituras da Zona Oeste 3 e da Barra da Tijuca.
As ações também contarão com o apoio da Polícia Militar.
Bloqueio
Desordem urbana motivou Prefeitura do Rio a restringir acesso às praias da Zona Oeste do Rio.
Reprodução/ TV Globo
O foco da Operação Verão na área é o ordenamento urbano. A fiscalização acontecerá de acordo com a capacidade de estacionamentos da área, que contam com 800 vagas no total, sendo 600 em Grumari e outras 200 na Prainha.
Assim que o limite for atingido, a entrada de carros será bloqueada. A Guarda Municipal vai direcionar os motoristas para a Estrada do Pontal.
As medidas atendem a um pedido dos moradores da região para garantir a mobilidade e segurança na área.
A restrição acontece em dois estágios:
Estágio 1 – Fechamento do acesso da rotatória de 6h às 21h.
Local: Av. Roberto Burle Max (Ponte Velha da Marambaia) –
Estágio 2 – Fechamento do acesso Serra do Grumari de 9h às 21h.
Local: Av. Roberto Burle Max (subida da Serra de Grumari)
A prefeitura destaca que o acesso à praia nos horários de fechamento será livre para banhistas, moradores credenciados e restrito para veículos não autorizados. O acesso de transporte por aplicativo só será permitido mediante a comprovação da corrida.

Mais Notícias