Apelo foi feito durante show que marcou o encerramento do primeiro dia do Festival de Verão 2025, em Salvador. Cantora fez show histórico com a Timbalada. Daniela Mercury pede ‘misericórdia’ com os imigrantes que vivem nos Estados Unidos
Tradicionalmente, os shows de Daniela Mercury são marcados por atos e mensagens de protesto e no Festival de Verão não foi diferente. Na madrugada deste domingo (26), a artista encerrou o primeiro dia evento em Salvador e, além de apresentar um show inédito com a banda Timbalada, também fez um forte apelo de cunho social.
Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil desde 1995 e porta-voz de campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) pelos direitos LGBTQIA+ no Brasil, a artista pediu misericórdia ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com relação às mulheres trans presas que vão cumprir pena em cadeias para homens nos Estados Unidos e para os imigrantes que foram deportados para o Brasil e outros países. [Veja no vídeo acima]
“A gente pede misericórdia para o povo trans dos Estados Unidos, que estão sendo transferidos para outras cadeias. Isso não se faz com ninguém. A gente pede misericórdia para os imigrantes que estão sendo separados dos seus filhos e que estão chegando aqui no Brasil presos, acorrentados”, desabafou a cantora.
A decisão foi tomada pelo presidente Donald Trump no segundo mandato, iniciado nesta semana. Atualmente, 2,3 mil pessoas trans estão detidas nas cadeias dos Estados Unidos, das quais 1,5 mil fizeram a transição para o gênero feminino.
Desde 2017, o Departamento de Justiça americano orienta que presos trans sejam alojados de acordo com o gênero com que se identificam. Dados do próprio governo federal mostram que pessoas trans têm dez vezes mais probabilidade de sofrerem crimes sexuais dentro da cadeia.
“A gente quer respeito, direitos humanos. Respeitem nosso povo, os seres humanos, a gente quer dignidade. LGTs são normais, são pessoas como qualquer outras. Nos respeitem”, pediu Daniela Mercury, que há mais de uma década é casada com a jornalista Malu Verçosa.
A Rainha e os timbaleiros
Daniela Mercury apresenta ‘O canto da cidade’ no Festival de Verão
Os sucessos de Daniela Mercury são conhecidos internacionalmente, no entanto, desta vez ganharam mais potência. A “rainha do axé” contou com os timbales da banda Timbalada em um show histórico no Festival de Verão.
Com um body preto e saia longa amarela, Daniela começou o show “Axé Salvador”, música recém-lançada, durante o show Pôr do Som, no primeiro dia deste ano, para homenagear os 40 anos do movimento musical.
Em seguida, emendou com hits que marcaram época, como “Canto da Cidade” e “Swing da Cor”. O show seguiu com uma homenagem à ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao som de “Oya Tetê”, que as duas gravaram juntas.
Daniela Mercury no Festival de Verão de Salvador
Jorge Jesus /Ag. Picnews
Assim como Bell Marques, a rainha também transformou o Parque de Exposições em um circuito carnavalesco. Ao som de “Maimbê Dandá”, por exemplo, os fãs foram à loucura.
Depois, os vocalistas da Timbalada , Denny Denan e Buja Ferreira, subiram ao palco e o clima de carnaval aumentou. Com Daniela, eles apresentaram hits como “Zorra”, “Latinha”, “Água Mineral”, “Beija-flor” e “Mimar Você”. Imagens de Carlinhos Brown, fundador do grupo, foram projetadas no telão e aplaudidas por baianos e turistas.
Daniela Mercury e os cantores da banda Timbalada no palco do FV 2025
Jorge Jesus/Ag.Picnews
Daniela Mercury e Timbalada cantam ‘Rapunzel’ no Festival de Verão
Defesa ao legado do axé music
Antes de subir ao palco, Daniela Mercury recebeu profissionais de imprensa e afirmou que o axé music “vive muito além das celebrações pelos 40 anos”. A cantora acredita que os representantes do estilo conseguiram torná-lo mais presente na música brasileira “do que outros movimentos e gêneros que nos antecederam”.
“É uma música de verão, todo ano, no verão, olham para gente e pensam: ‘o que é que os meninos estão fazendo na Bahia?'”, pontuou, de forma retórica.
“O axé vai se renovando. (…) Os mais novos precisam pegar uma canja, não é fácil puxar trio elétrico. Mas aí, em compensação, eu acho que nossa continuidade são os carnavais de rua de São Paulo, Belo Horizonte, que não têm como abrir mão do nosso repertório”, defendeu.
Na avaliação dela, o que muda neste ano é o maior reconhecimento do legado deixado pelo axé music, destacando as contribuições de cada bloco afro, compositor, músico e cantor.
Daniela Mercury fala sobre a Axé Music
No domingo (26), se apresentarão no Festival de Verão 2025:
Parangolé (Palco Cais)
Jão convida Gustavo Mioto (Palco Ponte)
BaianaSystem convida Marcelo D2 e BNegão (Palco Cais)
Léo Santana (Palco Ponte)
Ivete Sangalo (Palco Cais)
Luiz Caldas & Saulo (Palco Ponte)
Ludmilla (Palco Cais)
Sambaiana convida Diogo Nogueira (Palco Ponte)
Pedro Sampaio (Palco Ponte)
Confira melhores momentos de Daniela Mercury e Timbalada no Festival de Verão
Daniela Mercury e Timbalada antes do show no Festival de Verão
Jorge Jesus/Ag. Picnews
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista os vídeos do 1° dia do Festival de Verão 2025