24 de setembro de 2024

Superlotação: UPA de Divinópolis orienta que moradores procurem pelas unidades de saúde dos bairros

Taxa de ocupação de leitos pediátricos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está em 250% nesta sexta-feira (12), de acordo com o Ibrapp. Fachada da UPA Padre Cordeiro, em Divinópolis
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
A taxa de ocupação de leitos pediátricos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, está em 250% nesta sexta-feira (12).
A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), empresa gestora da unidade. A recomendação, a princípio, é procurar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBs) dos bairros.
“Nesse momento a gente conta com 13 crianças aguardando vaga para internação hospitalar, além de crianças em observação e outras para atendimento de consulta médica” , explicou Leila Rabelo, gestora hospitalar da UPA Padre Roberto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo Leila Rabelo, a UPA conta com seis leitos pediátricos, que já estão ocupados. Diante da necessidade, uma vez que são 13 crianças aguardando transferência para hospitais, foram necessários o uso de leitos de outros setores para acomodar todos os pacientes pediátricos.
“Temos muitas crianças com dengue, com pneumonia, bronquiolite e outros agravos respiratórios. A nossa situação hoje é de superlotação devido à dificuldade das pediatrias nas portas hospitalares. Então, a gente acaba sendo o único local de atendimento 24 horas”, concluiu.
Nos últimos sete dias, o atendimento pediátrico correspondeu a cerca de 23% do total da unidade. Foram realizadas mais de 650 consultas.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Demais pacientes
Ao todo, a UPA está com 47 pacientes aguardando vaga hospitalar. O IBRAPP reforça que, apesar da grande demanda, nenhum paciente ficará sem atendimento e pede a compreensão da população neste momento.
“A gente pede que o pessoal primeiro procure o UBS próximo de casa, se não houver médico e atendimento, então que procure a UPA, mas sabendo que vai ter que aguardar um pouco mais, porque o nosso tempo de espera para atendimento devido à superlotação está um pouco elevado”, ressaltou Leila Rabelo.
LEIA TAMBÉM:
POLÍTICA: Empresário é multado pelo TSE em R$ 15 mil por espalhar outdoors com ataques a Lula em Divinópolis
NOVA SERRANA: Casa usada como fábrica de dinheiro falso é descoberta pela PM
DASHCAMS: O que dizem as seguradoras sobre o uso das gravações como prova
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
o

Mais Notícias