24 de setembro de 2024

Secretária de Saúde de Joinville compara filas hospitalares a tempo que ela leva para ir à praia: ‘Filinha de 5h e 6h’; VÍDEO

Comparação de gestora ocorreu na Câmara de Vereadores. Município enfrenta lotação nas unidades de saúde e número mais alto de mortes por dengue do estado. Secretária de Joinville compara filas hospitalares às da ida à praia; VÍDEO
Tânia Eberhardt, secretária de Saúde de Joinville, cidade com mais mortes por dengue em Santa Catarina, comparou as filas hospitalares com o tempo que os moradores levam para chegar às praias no verão.
A cidade soma 19 óbitos por dengue até esta sexta-feira (12) e registra filas e aumento da demanda nas unidades.
“Tem uma ‘filinha’ de quatro, cinco e seis horas? Tem. Tem dias que tem. Tem fila, sim. Mas para mim ir para praia no fim de semana, para São Francisco do Sul, Enseada ou Barra Velha, eu também levo quatro horas”, disse.
O comentário foi feito pela gestora em uma reunião da Comissão da Saúde, na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (10) (assista acima).
Nesta sexta-feira (12), a prefeitura afirmou que a secretária pedia a compreensão da população e comparava a situação de quando há uma procura grande por um serviço.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Joinville registra filas e aumento da demanda nas unidades de saúde desde o começo de abril. Conforme a prefeitura, a dengue é a responsável pela maior parte dos atendimentos. Veja abaixo:
Janeiro: 5,1 mil atendimentos para casos suspeitos de dengue;
Fevereiro: 17,5 mil atendimentos para casos suspeitos de dengue;
Março: 33,5 mil atendimentos para casos suspeitos de dengue;
Primeira semana de abril: 10,9 mil atendimentos em pacientes com casos suspeitos de dengue. Do total, aproximadamente 84% foi em unidades da Rede Pública.
Upa Sul, em Joinville, no Norte de Santa Catarina
Marcelino Baio/NSC TV
21 médicos pediram exoneração
Durante a reunião da comissão de saúde, a secretária também destacou que, além da demanda crescente por atendimento, o município está lidando com um número significativo de exonerações. Desde janeiro, 21 médicos solicitaram demissão.
Segundo informações da prefeitura, nem todos os pedidos de demissão estão diretamente relacionados ao aumento na demanda de pacientes, uma vez que alguns profissionais optam por sair devido a questões pessoais, residência ou outras oportunidades profissionais.”
“A prefeitura tem feito a contratação temporária de profissionais para suprir essa demanda, já que todos os aprovados no último concurso da foram chamados”, informou o município.
Dengue em SC
Santa Catarina está em estado de emergência devido à dengue desde fevereiro, com um total de 82 mortes confirmadas até esta sexta. Além disso, há 36 mortes em investigação, somando-se a mais de 140 mil casos prováveis.
Carros podem ser registrados no nome de crianças? Entenda processo
Veículo de prefeitura circula com adolescentes pendurados do lado de fora
Especialistas tiram dúvidas sobre a dengue
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias