Comerciantes abraçam a iniciativa e ajudam a garantir que o lixo gerado tenha o destino correto. Grande parte dos monitores tem vínculo com barraqueiros
Leandro de Santana/Especial
Não importa a época do ano. De segunda a segunda, em qualquer estação, o trabalho do Praia Limpa continua sendo feito por quem está lá todos os dias: os barraqueiros da orla. Eles se empenham continuamente para levar conscientização ambiental para todos que frequentam as areias das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, no Recife (PE).
São 476 barracas, com até cinco funcionários cada, que são parte fundamental do projeto e fazem toda a diferença na manutenção da limpeza das praias. Além de garantir que todos os resíduos gerados em seus comércios tenham o destino correto, eles colaboram com a iniciativa ao reforçar as orientações aos frequentadores, disponibilizar lixeiras nas áreas onde atuam e distribuir os saquinhos de papel do projeto.
Todos recebem camisetas com proteção UV, estampadas com o logotipo do projeto, e enquanto trabalham mais protegidos facilitam a identificação e divulgam a iniciativa da Globo, que neste ano foi promovida entre 21 de janeiro e 7 de abril. Com apoio da Prefeitura e da Klabin, é uma campanha já tradicional para os moradores, pela forte atuação há 25 edições, e reforçada todo ano, amplamente divulgada também aos visitantes.
Praias mais limpas e renda extra
Roseane exalta trabalho conjunto para manter as praias limpas
Leandro de Santana/Especial
Durante o verão, a cada domingo, monitores distribuem cerca de 18 mil sacolas de papel para incentivar os frequentadores a recolher o lixo gerado, além de pulseirinha de identificação às crianças. O material excedente ao final do dia é entregue aos barraqueiros, para que eles façam a distribuição dos sacos durante a semana.
A entrega fica ainda mais prática porque boa parte dos monitores tem vínculo com os barraqueiros, mais uma forma de oferecer oportunidade e geração de renda para as famílias. Membro da Associação dos Estacionários da Orla do Recife, Roseane Bezerra Cosme considera a troca importantíssima, com resultados que vão além do cuidado com o meio ambiente.
“O projeto é extremamente importante para a vida dos barraqueiros. O Praia Limpa traz uma renda a mais para o familiar do barraqueiro, seja sobrinho, neto, esposa, filhos. É uma ajuda de custo, mas que mobiliza essas pessoas para trabalhar, fazer um curso, ir para uma área de lazer”, explica.
Na avaliação de Roseane, além de recolher os resíduos, sempre é possível criar novos hábitos para cuidar ainda mais das praias, o que torna relevante a reedição ano após ano. Um dos desafios está no descarte. Muitos visitantes até usam as sacolinhas, o que é positivo, mas deixam na areia na hora de ir embora. O ideal é que cada um leve seu lixo e já descarte em um dos contêineres espalhados pela orla.
“Com isso a gente consegue minimizar o impacto do lixo na área de circulação das pessoas”, destaca.
Vai pra praia? Faça sua parte! No projeto Praia Limpa, todo mundo colabora!