O objetivo principal é atender aos 15 mil eleitores que tiveram seus títulos cancelados. Horário especial segue até 8 de maio. Quem está irregular e pretende vtar nas eleições 2024 precisa tomar providências
Justiça Eleitoral
O cartório eleitoral funcionará aos sábados e domingos em Montes Claros até o final de semana do dia 8 de maio. O objetivo principal é atender aos 15 mil eleitores que tiveram seus títulos cancelados.
“Esse cancelamento se deu devido à ausência na revisão eleitoral que finalizou no fim do ano de 2020, Essas pessoas não compareceram e não comprovaram vínculo com o município, por isso tiveram o título cancelado. O prazo para requerer a regularização é até o dia 8 de maior”, detalha Helen Guimarães, chefe de cartório.
Segundo Helen Guimarães, 8 de maio é o prazo final para requerer alteração do local de votação, tirar o primeiro título e regularizar as pendências do cancelamento da revisão eleitoral para quem pretende votar nas eleições de 2024.
“A gente entende que essas pessoas não compareceram devido à falta de tempo ou por conta da jornada de trabalho, então vamos abrir sábados e domingos, de meio-dia às 18h, até o dia 8 de maio, todos os sábados e domingos serão contemplados”, detalha a chefe de cartório.
Os atendimentos dos plantões são feitos mediante ordem de chegada, não é preciso realizar agendamento.
Um dos procedimentos realizados pelo cartório e que são fundamentais para as eleições é a biometria, como destaca Helen.
“A biometria é muito importante para gente porque ela individualiza o eleitor, na hora de identificar ele na urna não haverá erro de identificação.”
Para saber se tem algo que precisa ser regularizado, o eleitor pode consultar sua situação pela internet, inserindo o número do título e nome da mãe.
Em Montes Claros, o cartório fica na rua João Souto, 670, no Centro.
Cartório eleitoral está funcionando em dias e horários especiais
= ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.